sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HaiPad x iPad

HaiPad, o tablet genérico do iPad

À primeira vista, bem que poderia ser um iPad. No entanto, o tablet acima é o chinês HaiPad
   À primeira vista, bem que poderia ser um iPad. No entanto, o tablet acima é o chinês HaiPad.

 Parece (muito), mas não é. Se você olhou a foto de relance, pode não ter percebido que não se trata do iPad, da Apple. É o HaiPad, da Haier. Sim, até no nome a fabricante chinesa fez questão de caprichar para deixar os dois ultraportáteis parecidos. Mas não se engane: o “genérico” encontrado na IFA 2012, feira de tecnologia alemã, está longe de ter o mesmo desempenho do original da Apple.

No jogo dos “sete erros”, ou melhor, sete diferenças, você logo percebe detalhes sutis e outros mais gritantes entre os dois produtos.

Primeiro, não se trata de um iPad pela ausência de um botão home central; no HaiPad só existe o botão de energia no canto superior direito, que também serve para voltar à tela inicial. Aliás, adivinhe quantas polegadas tem a tela: 9,7, como o produto que o inspirou. Mas ela está bem longe de ser a Retina Display com alta concentração de pixels: tem só 1.024 x 768 pixels de resolução, contra 2.048 x 1.536 pixels da Apple.

Jogo dos sete erros

1- O botão “home” do HaiPad fica no canto superior direito; o do iPad, na parte central e inferior da tela.
2 – A tela do HaiPad tem resolução de 1.024 x 768 pixels; a do iPad, 2.048 x 1.536 pixels.
3 – O HaiPad tem duas saídas de som na parte inferior; no iPad, há uma saída.
4 – Dá para adicionar memória ao HaiPad via micro-SD; o iPad não tem expansão de memória.
5 – O HaiPad tem conector micro-USB e uma porta HDMI; nenhum desses conectores existe no iPad.
6 – No HaiPad o botão de volume fica na parte superior; no iPad, ele fica na lateral.
7 – O HaiPad usa Android; o iPad jamais trocaria seu iOS pela outra plataforma.


O HaiPad também possui duas saídas de som localizadas na parte inferior do tablet – no iPad você encontra uma única saída. Existe também a possibilidade de adicionar memória ao tablet por meio de um cartão micro-SD, algo inexistente no iPad (ponto para o HaiPad).

A posição do botão de volume é outro ponto que chama atenção: fica na parte superior do HaiPad, enquanto no tablet da Apple aparece na lateral. O HaiPad também conta com um conector micro-USB bem ao lado de uma porta HDMI – ambos inexistentes no iPad.

Por fim, essa diferença apareceu logo que batemos o olho na tela inicial: o tablet é Android. O HaiPad usa sistema Ice Cream Sandwich (Android 4.0), algo impossível no caso do tablet da Apple.

Além de tudo isso, o HaiPad demorou bastante para carregar uma página de internet, tarefa fácil para smartphones e tablets testados nesta mesma edição da feira. Quando conseguiu carregar, o HaiPad mostrou que sua tela é ruim para toques e exige certa força para a seleção e rolagem. A máscara do clone caiu então por completo.

O HaiPad de 9,7 polegadas será lançado no mercado europeu ainda neste ano por 300 euros (cerca de R$ 770). Como bom genérico, custará menos que o novo iPad, que tem preços na Europa a partir de 475 euros (cerca de R$ 1.210).