O que os japoneses comem no café da manhã?
O café da manhã em muitas culturas é a refeição mais importante do dia. A ausência do café da manhã tem sido indicada como um fator de risco para o sobrepeso. Após a noite em jejum, o corpo entra em modo de privação, e passa a armazenar energia em forma de gordura para (o metabolismo torna-se mais lento). E acaba consumindo mais tarde uma quantidade maior de calorias, sobrecarregando uma única refeição. Além do que, de barriga vazia não rendemos bem: mais de 10 horas sem ingestão adequada de nutrientes causa hipoglicemia, e os sintomas são fraqueza, fadiga e muito mau humor.
O Café da Manhã Tradicional Japonês
O Asagohan (café da manhã tradicional japonês) é bem diferente do ocidental. Os alimentos que o compõe, são praticamente os mesmos do Hirugohan (almoço) e Bangohan (jantar). Ele é composto por alimentos nutritivos e de fácil digestão tais como arroz branco, misoshiru, legumes em conservas e peixe grelhado.
Etiqueta japonesa
A etiqueta de uma mesa japonesa pode ser muito diferente da brasileira. É indicado seguir algumas regras de bons costumes orientais ao ser o anfitrião ou convidado de um jantar típico.
Antes de iniciar a refeição, é costume em uma mesa japonesa dar aos convidados uma toalha quente para que eles limpem as mãos. Após a higienização, a toalha deve ser colocada sobre a mesa, sem dobrar.
Ao contrário da etiqueta ocidental, na qual temos o costume de servir entrada e prato principal, na cultura oriental não há ordem de alimentos. Em uma mesa japonesa, porém, recomenda-se tomar chá verde entre os pratos para limpar o paladar.
O saquê é tradicionalmente servido com pires. Ao contrário do que costumamos fazer com o café, somente o massu, o copo, é levado à boca. Em uma mesa japonesa, não é de bom tom se inclinar à mesa para tomar o saquê. Não é recomendado servir a bebida acompanhada de sal.
Os hashis costumam ser motivos de dúvidas para os brasileiros. A maneira correta de pegá-lo é do meio para cima, nunca na parte inferior. Evite espetar o hashi na vertical e gesticular com ele nas mãos. O talher deve ficar em um suporte próprio na mesa japonesa. Para os que não se dão bem com o hashi, é mais indicado pedir talheres ocidentais do que prendê-lo com elástico.
O shoyu deve ser usado somente em peixes crus e nunca em sushis recheados de legumes. A parte a ser mergulhada no molho deve ser sempre a do peixe, e não a do arroz.
Alguns desses costumes são adaptáveis para os costumes ocidentais. Porém, alguns deles tem como objetivo melhorar o sabor da sua refeição.
Embora o Asagohan venha perdendo a força, especialmente entre os jovens que tem aderido cada vez mais à alimentação ocidental, muitas famílias japonesas não abrem mão de forma alguma do bom e tradicional Asagohan.
Para nós estrangeiros pode parecer um hábito difícil de seguir, pois temos outros costumes alimentares.
Alimentos típicos do Asagohan:
• Shiro gohan (Arroz Branco) – Esse não pode faltar, mas às vezes é substituído por Okayu (mingau de arroz) por ser mais fácil de digerir.
• Misoshiru (Sopa de Miso) – Normalmente é usado ingredientes como hondashi, miso, tofu, cebolinha, algas wakame, aburaage (tofu frito), etc.
• Natto (soja fermentada) – Trata-se de um alimento bastante consumido no Japão e apesar de ser repleto de vitaminas e minerais, possui um odor bem forte e peculiar e por isso não agrada a todos os paladares.
• Tsukemono (legumes em conserva) – Além de ser aperitivo, serve também para limpar o paladar. Entre os mais consumidos estão o umeboshi (umê em conserva), gari (gengibre em conserva), entre outros.
• Nori (folha de alga seca) – A alga nori é rica em cálcio, ferro, vitamina A, B e C, além de conter 2 vezes mais proteína do que algumas carnes.
• Tamagoyaki (omelete japonesa) – Muito popular na culinária japonesa, este prato é uma ótima fonte de proteína.
• Peixe grelhado – Normalmente uma pequena porção de peixe assado ou grelhado como salmão, atum, robalo, cavalinha, entre outros.
• Sunomono – Salada agridoce de pepino (Deliciosa e refrescante)
• Ryokucha (Chá verde) – Esta bebida acompanha praticamente todas as refeições dos japoneses e existe vários tipos.
Gostou?
Compartilhe!