quinta-feira, 9 de julho de 2015

Produtos de limpeza: use com segurança

Eles possuem substâncias químicas que podem causar problemas à saúde e ao meio ambiente.




Para eliminar a gordura dos fogões, desinfetar vasos sanitários, limpar azulejos e vidros, os produtos de limpeza trazem em sua composição substâncias químicas, que, em excesso, são nocivas à saúde e ao meio ambiente. A falta de cuidado no uso de desengordurantes pode causar problemas como alergias na pele, irritação nos olhos e nas vias respiratórias. Portanto, procure adotar algumas precauções ao utilizá-los, como as que listamos abaixo:

·Guarde produtos de limpeza bem longe de bebidas, alimentos, medicamentos e cosméticos,protegidos do sol, chuva e umidade e, sobretudo,fora do alcance de crianças e animais.

· Inutilize as embalagens vazias, pois elas sempre ficam com resíduos do produto, e descarte-as separadas de outros lixos.

· Misture um produto de limpeza com outro apenas se essa indicação constar no rótulo, pois a mistura indevida pode causar reações explosivas ou vapores tóxicos.

· Utilize copos, xícaras e colheres como medida para produtos de limpeza apenas se forem reservados para esse fim.

· Deixe sempre as janelas e as portas abertas durante e após a aplicação de produtos de limpeza para uma melhor circulação de ar.

· Utilize luvas de borracha durante a aplicação de produtos de limpeza. O contato direto com as mãos pode causar irritações ou alergias.

· Se o produto entrou em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água limpa, mantendo os olhos bem abertos. Em caso de dor, irritação, ardência ou lacrimejamento, procure imediatamente atendimento médico!

· Se o produto entrou em contato com a pele, lave imediatamente a parte do corpo atingida, com água limpa. Tire as roupas contaminadas pelo produto. Em caso de irritação, dor ou queimadura procure atendimento médico!

· Se você ou alguém próximo ingeriu ou inalou um produto durante muito tempo e houver sinais de intoxicação (mal-estar, tontura, dificuldades para respirar, tosse), procure imediatamente atendimento médico! Não provoque o vômito, não beba, nem coma nada! Se for possível, leve o rótulo do produto ao médico. Isso poderá facilitar o seu atendimento.