terça-feira, 24 de maio de 2016

DICAS: Notebook velho? Veja cinco dicas para deixar o computador mais potente

Em tempos de crise, vale a pena esperar mais um pouco para investir em um notebook novo. Enquanto isso, você pode dar uma "melhorada" no seu velho e companheiro notebook!

Veja abaixo algumas dicas do site Techtudo:

Com o passar do tempo, o notebook começa a apresentar alguns pequenos problemas no uso diário que podem incomodar o usuário. Entre as falhas estão lentidões e travamentos, sistema com vírus, bateria que não dura mais como antes e até o armazenamento interno que não dá mais conta do recado.

Para quem não está podendo gastar para investir em um modelo mais novo, cinco dicas podem ajudar a otimizar o laptop e deixá-lo com cara de novo com recursos mais potentes. Confira.

Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Veja como recuperar recursos e deixar seu notebook antigo mais potente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

1. Limpar ou aumentar memória RAM

Limpezas periódicas na memória RAM também são necessárias (Foto: Reprodução) (Foto: Limpezas periódicas na memória RAM também são necessárias (Foto: Reprodução))


A memória RAM trabalha junto com o processador para executar ações no notebook. Um equipamento mais avançado resulta em respostas mais fluidas durante o uso do sistema, para abrir programas, executar jogos e até navegação web. Para fazer uma limpeza de dados na RAM confira esta lista com os melhores programas, assim você pode dar um gás no funcionamento da máquina sem gastar nada.



2. Limpar o notebook por dentro
Remover a poeira do hardware do notebook pode ser uma boa forma de preservar o aparelho e até se livrar de alguns problemas causados pelo tempo de uso. Não sabe como fazer isso? Veja como fazer uma limpeza no seu laptop neste tutorial.
Outra forma de melhorar o aspecto do eletrônico é removendo as sujeiras do teclado, que pode estar prendendo teclas ou dificultando o uso. Veja as dicas neste tutorial.

Caso prefira investir um pouco e turbinar seu notebook com uma placa RAM nova, neste tutorial é possível verificar qual é a memória compatível com seu notebook. Além disso, confira dicas de como escolher uma boa RAM.
Caso prefira investir um pouco e turbinar seu notebook com uma placa RAM nova, neste tutorial é possível verificar qual é a memória compatível com seu notebook. Além disso, confira dicas de como escolher uma boa RAM.


Veja se o Mac emite sons ou se o teclado acende (Foto: Paulo Alves/TechTudo )


3. Reinstalar/formatar o sistema operacional:

Alguns travamentos ou falhas no notebook podem não se tratar de problemas no hardware ou nas placas, mas sim do sistema operacional. Entre os motivos dos bugs estão vírus, excesso de arquivos salvos ou até problemas em pastas internas. Para evitar gastos desnecessários com assistência técnica, a dica prática é formatar o Windows ou o Mac OS.


Confira neste tutorial como instalar o mais novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, de forma limpa, ou seja, baixando novamente o arquivo da plataforma da fabricante. Veja também como instalar o Windows 8 ou Windows 8.1 no laptop neste link.

Não tem drive de CD? Descubra como fazer um pendrive bootável para instalar o Windows no notebook ou ultrafino. Tem um MacBook? Veja como formatar o computador da Apple.


4. Trocar o HD interno:

HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação) (Foto: HD Barracuda de 4 TB da Seagate custa pouco mais de R$ 800 (Foto: Divulgação))

O usuário que já lotou seu armazenamento interno pode trocar seu Hard Disk por um mais moderno ou uma opção mais potente. Confira neste tutorial algumas dicas de como substituir o seu HD do notebook por um SSD, que tem tecnologia mais rápida.
Quer apenas mais espaço para seus arquivos com um disco rígido novo? Descubra aqui algumas dicas de como escolher o melhor modelo de HDD para seu notebook e como trocar o HD fisicamente neste tutorial.


5. Trocar ou calibrar a bateria:

Remova a bateria e coloque-a novamente (Foto: Daniele Starck/TechTudo)
A maioria dos usuários já reclamou da pouca duração da bateria, longe da tomada, no seu notebook. Há um desgaste natural da quantidade de ciclos da carga, mesmo se o usuário mantiver todos os cuidados para preservar a bateria.

No entanto, é possível fazer a troca do componente do computador. Diversos modelos estão disponíveis no mercado nacional e o preço depende da marca do notebook. Normalmente, a troca é simples: basta remover o dispositivo acoplado na base do PC e substituir.

Caso queira economizar dinheiro e tentar recuperar a bateria sem gastar nada, uma forma eficiente é calibrar a carga, o que resolve falhas na porcentagem indicada e evitar apagões. Aumentar a autonomia do notebook também é uma forma de não gastar nada. Basta desativar recursos que consomem muita energia utilizando configurações de economia inteligente.

Gostou?
Compartilhe!