terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lázaro (ex-Oludum) Parte 1

Gostaria de começar o ano com um grande  testemunho de transformação de vida.
O testemunho é do Lázaro (Ex-Oludum).
“A minha vida, o meu caminho, é do meu Mestre”

Ele tem 41 anos. Convertera-se aos 32, há exatos nove anos e quatros meses na então congregação da igreja onde é membro hoje – a Igreja Batista Lírio dos Vales, em Salvador, cujo pastor presidente é Rogério Dantas. A congregação ficava, na época, no bairro da Federação. Isso fora em junho de 1999, precisamente dia 6. Então integrante da banda de axé Olodum, obtivera fama e fortuna, viajando País afora e para fora do País. Uma de suas composições chega estourar no cenário musical. Porém, por motivos de inveja e disputas internas, como ele mesmo aponta em seu testemunho -, deixa finalmente a banda.
Outrora prestigiado e tido como celebridade por muitos, agora se torna um anônimo, praticamente um andarilho, um ambulante, às voltas com a miserabilidade, a ponto de ter vivido de favores, mal tendo como se sustentar. E pior: sustentar seu vício, já que era viciado na maconha e na cocaína. A canção “Bagaço” de seu recente álbum Lázaro, Testemunho e Louvor, traduz bem o que vivera até a sua conversão: “O inimigo quase me roubou de Deus / Falsas alegrias e falsas vitórias/ Falsas glórias / E como um pedaço de cana, ele me mastigou / E em bagaços me arrastei até a igreja/ Onde encontrei Jesus”.
A canção prossegue nesse tom, quando então fala de seu envolvimento com as drogas: “A ‘fumaça do demônio’ alucinou-me (a maconha) / E a ‘coisa branca’ arrastou-me até a miséria (a cocaína) / Tudo que era bom de mim se afastou / Resolvi por um fim na minha história / E eu decidi morrer / Foi quando um crente veio e me falou de Deus / De um Amigo que resolveria os meus problemas.”

A história de Lázaro hoje é outra. Outrora no mundo da fama, agora lida com o carinho e o reconhecimento de um público de que sempre fugira, por achá-los “chatos”, como ele mesmo aponta em seu relato de conversão. O público a que me refiro são os evangélicos, os cristãos. E a julgar também por tudo que viveu, por onde passou e com quem viveu enquanto membro da referida banda, sua história tem mesmo impressionado a muitos, que não só os cristãos – como também os próprios integrantes do Olodum, visto que, segundo relata, tem havido conversões.

Veja o video: