segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Os Pets


Para dividir a casa com cães e gatos, você não precisa abrir mão de ambientes bonitos e bem cuidados. Basta escolher os materiais corretos, como ensinam os especialistas
 
  
 
Há quem prefra os cães, e outros, os gatos. E existe ainda um grupo exigente, que, além de ter bichos, faz questão de conservar a casa sempre em ordem e bem decorada e vive estressado, tentando evitar que os gatos estraçalhem os tecidos de revestimento com as unhas ou que os cães mastiguem os pés de todos os móveis. De acordo com os especialistas em comportamento animal e arquitetos que convivem com pets, o melhor caminho para resolver esse dilema passa pelo conhecimento das necessidades essenciais de cada espécie e pela educação dos bichos para que aprendam a conhecer limites e se comportar bem.
 
Por que o gato afia as unhas?
É do instinto dos bichanos. Eles fazem isso para remover unhas soltas, marcar território e demonstrar alegria.
 
 
 Os gatos de Ântonio Ferreira Jr. e a escolha dos tecidos No apartamento do arquiteto Antonio Ferreira Jr., a estilosa gata preta, Sofa, e o discreto tigrado, Chiquinho, passeiam livres e com segurança garantida. “Instalei telas em todas as janelas, medida essencial para evitar que eles sofram quedas ou escapem e se percam.” E, como os bichanos têm a necessidade natural de afar as unhas, o arquiteto também fca atento à sobrevivência de seu sofá. “Ofereço a eles arranhadores apropriados, mas, para garantir, escolho e recomendo tecidos resistentes e de trama fechada para os estofados, como camurça sintética, lona e veludo cotelê.”
 
 
Alice e Lumi no jardim: espécies escolhidas para evitar intoxicações, como pitosporo (Pittosporum toriba), camélia (Camelia japonica) e mini-ixora (Ixora chinensis).
 


Como os cães andam em círculos antes de se deitar, Siegbert Zanettini propôs a casa circular de MDF e laminado melamínico. A tampa removível facilita a limpeza e a entrada de sol. Execução da Marcenaria Fucks. 

Júlio Katinsky incluiu varanda e teto solar, que abre como um estojo de lápis, na casinha executada com madeira certificada roxinho. Feita pela Marcenaria 12 Polegadas.


Como fazer a escolha de um bom companheiro?

Mesmo que a vontade de ter um bichinho querido por perto seja irresistível, a decisão de trazer um cão ou gato para a casa deve ser ponderada por toda a família, levando em conta que se trata de seres vivos com expectativa de vida entre dez e 15 anos e com necessidades específicas. “O primeiro passo para uma escolha acertada é não adotar ou comprar por impulso. Busque o máximo de informações sobre as características dos bichos com veterinários, especialistas e livros”, aconselha Daniel Svevo Costa, consultor de comportamento animal da ONG Cão Cidadão. “Cada animal tem personalidade própria. Por isso, também é importante optar por um bicho que se afine com o estilo de vida da família”, afirma Leandro Lourenço, adestrador de cães.

* Fonte: Arca Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-estar animal.


via