Ceia é sugerida para os vegetarianos ou para ficar longe das gorduras.
No cardápio, bacalhau sem peixe, arroz, lentilha, farofa e salada de frutas.
Uma ceia de Natal tradicional pesa não apenas no bolso do consumidor, mas também no bem estar físico de muitas pessoas após o período de festas. Por causa disso, há opções de pratos mais saudáveis e saborosos que podem ser substituídos pela grande quantidade de gordura e carboidratos de uma ceia tradicional.
A nutricionista Andressa Fernandes e a chefe de cozinha Carolina Dias, do restaurante vegetariano Capim Limão, em Santos, no litoral de São Paulo, montaram duas opções de pratos mais saudáveis para a ceia natalina. Eles podem ser consumidos pelos vegetarianos ou por pessoas que querem manter a dieta ou se alimentar melhor e ficar longe das gorduras.
Segundo a nutricionista Andressa Fernandes, os pratos propostos têm menos calorias que uma ceia tradicional. Para fazer a comparação, ela colocou a mesma quantidade de alimento em todos os pratos. Uma ceia tradicional, composta por arroz branco a grega, farofa, pernil, lentilha, salada de maionese e pavê de amendoim tem um valor calórico de 1031 Kcal. Já a ceia vegetariana com a bacalhoada, que leva arroz integral a grega, farofa, bacalhoada, lentilha, salada e torta de sorvete terá 747 Kcal. A segunda opção de ceia vegetariana possui o quibe assado substituindo a bacalhoada. Neste caso, o valor calórico sobe para 824 Kcal, mas ainda é tão pesado como a primeira opção. "Eles têm um teor de gordura diminuído em relação ao peru, o pernil e o tender. E as carnes tem gordura saturada, que é o que deixa a ceia tão pesada, tão calórica. Além da maionese”, afirma a nutricionista.
O prato principal da ceia de Natal são as carnes. O peru, o pernil e o tender podem ser substituídos por um quibe assado recheado ou uma bacalhoada vegetariana.
O quibe assado leva proteína de soja escura com trigo de quibe e o recheio é de ricota, mozarela e catupiry. “A ideia é hidratar o quibe com a proteína de soja. Faz uma camada de proteína de soja com o trigo. Recheia. E vai ao forno”, explica Carolina. Já a bacalhoada vegetariana não leva o peixe. O prato conta com fatias de batata cozida, pimentões coloridos, azeitonas pretas, cebolas, proteína de soja clara, brócolis e ovos cozidos. O prato é regado ao azeite de oliva. A preparação é feita individualmente. “Leva tudo no fogão mesmo, em camadas, regado ao azeite”, explica a chefe de cozinha.
Para acompanhar, o arroz à grega integral é uma boa opção. Ele substituiria o arroz branco da ceia tradicional. O arroz integral deve ser feito do mesmo modo na panela. No final, basta adicionar o milho, a ervilha e a cenoura picada ou ralada. “Ele tem uma quantidade maior de fibras e de nutrientes que o arroz normal não tem. No processo de fermento, ele acaba perdendo”, conta Andressa.
A farofa também é um elemento fundamental na ceia de Natal. Mas, para sair do tradicional, as profissionais sugerem que o prato leve alho poró, cenoura e azeitona verde. “É uma farofa mais completa e sem as gorduras das carnes, lingüiça e bacon”, diz a nutricionista. Outra comida bem conhecida nesta época do ano é a lentilha. A chefe de cozinha recomenda que o prato seja feito com cebola, alho e pimentão.
Além desses pratos, uma salada não pode faltar em uma ceia de natal saudável. Ela pode ser composta por alface, croutons, tomate cereja, azeitona preta e parmesão fresco ralado. “É bem colorida e é tradicional”, garante a nutricionista.
Após o jantar, há duas opções de sobremesa. A torta de sorvete é para os dias de calor e também para quem se permite abusar nas calorias no fim da festa. A sobremesa leva sorvete de creme, brigadeiro, bis, castanha de caju e é finalizada com a cobertura de chocolate. Já para quem quer manter a linha saudável, uma salada de frutas é a melhor opção. As castanhas ou frutas secas também podem completar a ceia.
Os vegetarianos estritos, que são tratados como “veganos” e que não consomem alimentos derivados de nenhum animal, podem adaptar a receita. Para eles, o recheio do quibe seria de abóbora e na bacalhoada basta tirar os ovos. Na lentilha, farofa e no arroz, não há mudanças. Já a salada de frutas é a única opção.