terça-feira, 24 de março de 2015

Idéias: Decoração para a Pascoa

Apesar do sentido da Páscoa não ser o que muitos pensam, não tem a ver nem com ovos, nem com chocolate e nem com coelhos, é uma ótima oportunidade para reunir à mesa a familia. Pois muitas vezes tem sido separadas pelas  tecnologias atuais.

Mas primeiro vamos entender então: Qual o significado da Páscoa?

Páscoa Judaica:

Tradicionalmente para os judeus, a páscoa celebra a retirada dos filhos de Israel da servidão egípcia. Ela vem junto com a festa das semanas do calendário Judaico. Se você ler atentamente o livro de Êxodo, aproximadamente o capitulo 12 inteiro, relata sobre esta historia de Moises no Egito e sua libertação. Conhecida como “Pessach” pelos judeus a páscoa basicamente é um marco para este povo, e eles celebram está data, em casa, onde o ambiente tem que estar totalmente limpo e arrumado com um conjunto especial e especifico de talheres, e nenhum tipo de alimento fermentado pode ser ingerido.
Para reforçar ainda mais está celebração, famílias judaicas jejuam em homenagem a todos os primogênitos que foram atingidos pela ultima maldição dada ao povo egípcio nos tempos bíblicos.
Os alimentos colocado na mesa para o grande banquete, devem ter um significado de relembrar a experiência do povo Judeu nos tempos em que foram mantidos como escravos, e se haver a participação de crianças, reforça ainda mais e renova as tradições como uma solenidade pascoal a eles. A festa não dura apenas um dia, mas para os Judeus são 8 dias celebrando a graça que Deus concedeu ao seu povo.
 Para entender melhor assista a novela da Tv Record Os Dez Mandamentos, onde é bem relatado a estes acontecimentos da época.











Páscoa Cristã:

Para o cristianismo, a páscoa é celebrada para relembrar a ressurreição de Jesus depois de morrer ao ser crucificado, ressurgiu do sepulcro onde estava por três dias morto. É colocado como dia santo e de muita importância para a religião cristã, dia que celebra a festa da vida.

Mas para se entender melhor o significado da Páscoa Cristã, você precisa voltar um pouco no passado e lembrar dos antigos pagões europeus que homenageavam a deusa da Primavera que segurava um ovo em sua mão e observa um coelho, como símbolo da fertilidade, pulando alegremente ao seu redor.

A celebração é realizada pela celebração de Cristo ter sido crucificado em uma Sexta-feira Santa e é basicamente um feriado religioso. Este ano, a Páscoa caíra no domingo do dia 8 de abril, e tanto judeus como Cristãos celebraram suas crenças e irão lembrar de algum milagre que aconteceu aos seus antepassados.









Uma grande diferença entre as duas, não é?

Seja qual for o seu motivo, inspire-se com estas idéias para deixar a mesa do almoço neste dia mais bonita!

#blognasnuvens
#cupcakesetal