segunda-feira, 9 de março de 2015

Mesa alegre para o dia a dia


Arrumar a mesa pode ser mais fácil do que você pensa. Comer é um ato sagrado e saborear a refeição é muito prazeroso, portanto, ter uma mesa devidamente arrumada aumenta exponencialmente a satisfação do ato. Geralmente costumamos arrumar uma bela mesa somente em ocasiões especiais, mas porque não arrumá-la no dia a dia para manter a família ainda mais unida?

6 passos para arrumar uma mesa colorida


1. Primeiramente, vamos às molduras dos pratos. Sejam sousplat ou jogos americanos, eles darão todo o charme da mesa. Aqui você tem duas opções: ou investe em jogos americanos bem coloridos e ousados com louças lisas e poucos arranjos na mesa todos os dias ou faz exatamente o contrário, investindo em jogos americanos ou sousplat neutros e destacando acessórios e arranjos coloridos. Seja qual for a sua opção, lembre-se de garantir a alegria da mesa mesclando e equilibrando as cores. Caso queira pode esticar uma toalha de mesa de tom neutro antes de colocar os jogos americanos ou sousplats.


2. Agora que você já escolheu seu jogo americano ou jogo de sousplat, vamos às louças. Para arrumar uma mesa mais formal, tenha um prato raso abaixo do prato fundo. Porém, se estiver com o foco na praticidade característica do cotidiano, retire o prato fundo (com exceção de quando for servir sopas ou caldos).



3. Até aqui temos as molduras e os pratos dispostos à mesa. Portanto vamos à colocação dos talheres. No dia a dia você não usará talheres diferenciados, então o importante é saber o local certo de colocar os talheres de mesa comuns. Lembre-se da regra: garfo à esquerda, faca à direita, colher à direita após a faca. Se costumar servir sobremesa, coloque os talheres que serão usados, acima do prato, no centro.



4. Agora você já tem: jogos americanos ou sousplat, pratos e talheres dispostos. O próximo passo é escolher o guardanapo e o porta guardanapos. Para o cotidiano, o ideal é investir em um modelo de porta guardanapos neutro e singelo que irá se encaixar com os demais elementos da mesa, sem correr o risco da desconexão. A mesma dica serve para a escolha dos guardanapos. Disponha sobre o prato.



5. Você costuma usar taças diariamente? Se sim, lembre-se que elas vão ao lado direito, seguindo a sequência: taça de vinho, taça de água. Mesma regrinha serve para os copos.



6. Certamente, até aqui você acompanhou os passos para não errar quando arrumar a mesa de casa, não é mesmo? Então chegamos aos elementos finais da mesa arrumada para o cotidiano. O toque final e importantíssimo é o centro. Nele, você deve investir em um arranjo mais trabalhado. Mesmo sendo para o dia a dia, tenha sempre em casa um jarro de flores bem cuidadas que darão um charme especial que toda mesa pede. Só atenção para não usar flores com cheiros muito fortes, afinal elas podem atrapalhar o paladar e causar alergias momentâneas. Outra ideia para enfeitar o centro é com frutas. Coloque-as em utensílios de cristal, que o charme estará garantido.



Como estamos tratando de mesas coloridas para o dia a dia escolha jogos americanos e sousplat alegres, assim como as flores que devem ir sempre ao centro.