quinta-feira, 3 de setembro de 2015

o iPhone 5c e sua "memória"


O iPhone 5C de 8 GB promete ser a alternativa mais atraente e barata da Apple para quem quer investir em um modelo iOS.  Confira a analise do TechTudo e descubra se o iPhone 5C de 8 GB pode ser uma boa compra para você.


             iPhone 5C, o smartphone colorido da Apple (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

8 GB totalmente livres?

Uma das grandes decepções que os usuários de smartphones se deparam ao comprar um aparelho é a diferença entre a capacidade de armazenamento anunciada e o espaço real livre nos aparelhos. Com o iPhone 5C isso não é diferente. Embora a Apple venda o aparelho como um modelo de 8 GB, apenas cerca de 6,5 GB estão totalmente disponíveis para os usuários.

Essa diferença entre o espaço anunciado e o oferecido ocorre graças à instalação do sistema operacional, que no caso do iPhone 5C consome cerca de 1,5 GB de armazenamento. Isso não é exclusividade da Apple e ocorre também no Android e Windows Phone. Contudo, o agravante do modelo iOS é que este não tem capacidade de expansão de memória via cartão microSD. Ou seja, se o espaço acabar, o usuário terá que deletar seus arquivos pessoais. Tendo isso em mente, vamos a seguir analisar cada perfil de uso.

Vale a pena para fotos e vídeos?

Se você pensa em comprar o seu iPhone e usá-lo apenas para fotografias pessoais e gravar vídeos, o aparelho da Apple não deve fazer feio. Considerando que a câmera do iPhone 5C possui uma resolução de 8 megapixels e que ela gera imagens com cerca de 2 MB, é possível dizer que o aparelho da Apple pode armazenar até 3.250 imagens em sua memória interna - isso considerando a utilização para imagens e sem nenhum aplicativo ou arquivo temporário do sistema no telefone.

Quando o assunto é vídeo, a situação fica mais difícil. Por padrão, o iPhone 5C tem capacidade de fazer gravações em resolução Full HD (1080p), o que gera imagens de alta qualidade e ideais para televisores mais modernos. Entretanto, o problema desse tipo de filmagem é que ele ocupa muitos megabytes por minuto e você dificilmente conseguiria armazenar, por exemplo, uma hora de gravação no seu telefone. Sendo assim, a única alternativa nesse caso seria gravar em resolução menores, como a HD (720p) ou a SD (480p).

Interface do aplicativo de câmera do iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Vale a pena para músicas?

Se você é um amante da música, por outro lado, o iPhone 5C promete oferecer uma experiência razoável. Considerando que um arquivo MP3 possui, em média, de 3 a 5 MB, é possível calcular que o aparelho da Apple consiga armazenar até 2,1 mil músicas em sua memória interna. O valor está longe de ser considerado ruim, especialmente para usuários casuais, mas tende a ser reduzido conforme a qualidade do áudio aumenta.

Uma boa solução para quem pensa em comprar um iPhone 5C e não quer se preocupar com música é a utilização de um serviço de streaming, como o Spotify, Rdio ou Xbox Music. Por outro lado, é provável que você enfrente problemas com a sua Internet 3G, caso opte por escutar músicas na rua.

Vale a pena para aplicativos e jogos?

Se você pretende usar o seu smartphone para baixar apps e jogos na loja da Apple, a experiência promete ser mais frustrante. Se a sua opção for apenas pelos apps mais conhecidos e usados do mercado, como Facebook, WhatsApp e Snapchat, o iPhone 5C promete dar conta do recado. Entretanto, os 8 GB de armazenamento não serão suficientes para uma grande variedade, já que cada app armazena as suas próprias informações e estas ocupam um espaço adicional em relação à instalação.

Já quando o assunto é jogos, a situação tende a ser ainda mais delicada. Considerando que os títulos de maior destaque e com gráficos de última geração podem chegar aos 1 GB de armazenamento, o iPhone 5C não deve dar conta do recado para os jogadores de plantão. Nesse caso, a melhor opção é optar por outro gadget.

Jogo Banana Kong sendo executado no iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Atualização: um grande problema

Não bastasse a restrição com apps, jogos e músicas, há ainda uma outra grande desvantagem no iPhone 5C de 8 GB: as atualizações de sistema. Ao receber uma nova versão do iOS, a Apple precisa que parte do armazenamento do aparelho esteja livre para que os arquivos de instalação sejam alocados.

Em outras palavras, além dos 1,5 GB ocupados normalmente pela plataforma, será necessário apagar seus dados até que seja possível colocar os dados temporários do novo sistema. Ou seja, de tempos em tempos o usuário terá que enfrentar a incômoda situação de limpar seu celular e ter que realocar tudo novamente, isso se o novo iOS não consumir mais espaço do que o anterior.

Afinal, o iPhone 5C é ou não uma boa opção de compra?

Após a análise dessas situações, é possível chegar à conclusão de que o iPhone 5C de 8 GB só deve ser uma boa opção de compra para os usuários mais casuais de smartphones. Ou seja, você não poderá ter uma experiência mais completa que permita a instalação de muitos aplicativos e jogos, download de músicas e nem armazenamento de fotos e vídeos. Praticamente, o iPhone conseguirá desempenhar apenas uma dessas funções bem, além das funções normais de um app.

Se você pensa em ter uma experiência mais completa e não ter que se preocupar muito com armazenamento, a melhor opção é comprar os modelos com a partir de 16 GB (que, lembrando, não têm essa capacidade real). Embora seus preços sejam mais elevados, o investimento tende a render maiores benefícios do que o valor pedido pelo iPhone 5C de 8 GB.

Mas eu achei adaptadores para pen drives que podem ser usados em iPhone, lógico não servem para rodar aplicativos e sim armazenar fotos, videos etc

Veja:



Gostou?
Compartilhe!