segunda-feira, 5 de outubro de 2015

7 alimentos que aliviam o stress


É fácil querer descontar o stress do trabalho e do trânsito na comida. O hábito, porém, coloca em risco a saúde e a boa forma. Para facilitar a sua vida, selecionamos alimentos poderosos que vão reduzir a tensão e evitar o excesso de peso:


1. Frutas vermelhas
Elas são famosas pela quantidade de antioxidantes que carregam. Por isso, ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro das células, que pode ser causado pelo stress intenso. Além disso, elas causam pouca fermentação e gases no intestino, o que facilita a digestão – processo que também é prejudicado pelas tensões.


2. Camomila
A flor é conhecida por acalmar e melhorar a digestão, que sempre fica prejudicada quando estamos tensas. Mas, os benefícios não param por aí. Segundo uma pesquisa recém-publicada na revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América, os brotos da camomila, que induz o sono, concentram apigenina - antioxidante que carrega uma proteína com o poder de induzir a morte de células alteradas, ajudando a prevenir o risco de câncer. Mas, atenção, o consumo deve ser frequente.


3. Chocolate amargo
Com concentração superior a 70% de cacau, é rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que protegem os neurônios dos efeitos dos radicais livres. Ele também reforça o sistema imunológico e favorece a circulação do sangue. Um estudo da Universidade de Colônia, na Alemanha, afirma que porções moderadas de chocolate amargo não alteram o peso nem as taxas de açúcar no sangue.


4. Aipo
O aipo contém triptofano, aminoácido que produz serotonina, essencial para o sono. Apostar no alimento antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono e manter seus níveis de açúcar no sangue estáveis durante a noite toda.



5. Peixes oleosos 
O ômega-3 presente nos peixes, como a truta, a sardinha e o salmão, age no sistema nervoso central, melhorando o humor. Eles também favorecem a produção de neurotransmissores importantes para a memória e o controle do stress e de outros distúrbios emocionais.



6. Alho 
Ele é famoso por auxiliar no controle do colesterol e da pressão alta, e também por ajudar na recuperação de gripes e resfriados (é expectorante, antisséptico, antiviral e antibiótico!), o alho só não faz mais sucesso por causa do hálito que deixa.



7. Azeite
Um dos órgãos mais afetados pelo stress é o coração. Por isso, inclua o azeite no cardápio. Fonte de ácidos graxos monoinsaturados (gordura boa), ele sacia, desinflama as células e reforça as defesas do nosso organismo.


Gostou?
Compartilhe!