domingo, 10 de julho de 2011

Noivos dispensam o bem-casado

Doceiras especialistas sugerem trufas, bolinhos e balas de coco para substituir o doce mais tradicional dos casamentos


Cupcakes são uma alternativa simpática para noivos que dispensam o bem-casado

A cerimônia religiosa já passou, os noivos já dançaram a valsa, todo mundo já se esbaldou na pista de dança e nas ilhas gastronômicas: agora é hora do indefectível bem-casado, certo? Nem sempre. A defensora pública Carolina Bega, por exemplo, vetou o quitute em sua festa. “Acho o bem-casado muito doce. Além disto é muito tradicional e eu quis mudar, fazer uma coisa diferente”, conta a noiva.

De acordo com Cecilia Morais, sócia da Opera Ganache, o bem-casado não é uma obrigatoriedade, desde que os noivos escolham um mimo final para seus convidados. Carolina escolheu brownies para dar a seus convidados como o docinho de encerramento.

“Os noivos podem escolher macarrons ou caixinhas com trufas”, completa Cecilia. Já Julie Piovezzani, da Piece of Cake, indica cupcakes e waffles no lugar do tradicional docinho. “Ainda assim, acho o bem-casado muito clássico, não tenho nada contra”, pondera Julie. A doceira Danielle Andrade sugere balas de coco com recheio como uma boa opção para entregar no final da festa.

Chocolate, o mais querido

Brigadeiro foi a escolha de Daniel Campos. Ele se casará em setembro, e diz que não tinha como escolher os bem-casados, já que acredita que os docinhos dão azar. “O motivo é mais uma brincadeira. Se quiser que o casamento dê errado, coloca o bem-casado”, brinca Daniel.

Daniel e sua noiva escolheram doces à base de chocolate. A opção foi motivada tanto por gosto pessoal quanto pelo gosto da maioria dos convidados. “Até pensamos em distribuir uma cumbuquinha com doce de leite, mas achamos que o brigadeiro de colher vai fazer mais sucesso”, diz Daniel. Carolina Bega faz coro: “Os brownies foram um sucesso, quem não gosta de chocolate?”.

Sem perder o simbolismo

Julie Piovezzani explica que o bem-casado simboliza a união de duas pessoas, já que é feito de duas partes de um mesmo doce unidas por doce de leite. Mas ele não é o único doce a representar o princípio. “O macarron também é assim”, diz a doceira.

Outro doce que simboliza a união é o “whoopie”, feito pela La Vie En Douce. São duas partes de bolo com um recheio a se escolher no meio. Outro doce interessante que pode fazer as vezes de bem-casado é um minibolo com o mesmo recheio e decoração do principal.