sexta-feira, 4 de maio de 2012

Raabe

A mulher segundo o coração de Deus


Hoje falaremos sobre mais uma mulher de Deus. Só que, dessa vez, é uma prostituta. O leitor perguntará: Pode uma prostituta ser uma mulher de Deus?

Está escrito que Deus escolhe as coisas fracas para envergonhar as fortes; escolhe as coisas humildes e aquelas que não são nada para envergonhar aquelas que são. Foi exatamente isso que Deus fez. Ele escolheu uma prostituta para ajudar o povo de Israel a conquistar Jericó.

Diz a Bíblia que os espias mandados por Josué para a terra de Jericó entraram na casa de uma prostituta, cujo nome era Raabe, e ali pousaram.


Deus honra os mais rejeitados, os mais recusados, as pessoas mais insignificantes. São essas que Deus escolhe. Ele me escolheu e é isso que me faz amar mais ainda o meu Senhor. Quando ele me chamou, o que eu tinha para Lhe dar? Nada! Quando Ele escolheu a prostituta Raabe, o que ela tinha para Lhe dar? Nada! Ela, no entanto, serviu para que o Seu servo Josué viesse a conquistar a cidade de Jericó.

Talvez você, mulher, esteja na condição de uma prostituta, recusada, rejeitada, só procurada quando as pessoas têm interesse em descarregar alguma coisa. Talvez você seja aquela pessoa que tem servido a vida inteira para isso. Se, porém, o seu coração está voltado para Deus, se você é aquela mulher que deseja servir a Deus, então você vai servi-Lo, tal qual serviu a prostituta Raabe, a qual deixou de ser prostituta.


 Ela trabalhava dessa forma para alimentar sua família. Ela não tinha emprego, não tinha nada. A única coisa que tinha era o seu corpo. Ela o vendia para conquistar um pedaço de pão e ajudar sua família. Tanto é verdade que, quando ela foi salva, tinha toda a sua família junto de si. Ela pediu aos espias de Israel que, quando conquistassem a cidade, salvassem também seu pai, sua mãe e seus irmãos. Ela não se preocupou consigo mesma, mas com toda a sua família. Raabe veio a servir como instrumento para o nascimento de Jesus. A Bíblia nos descreve na genealogia de Jesus, em Mateus 1.5: "Salmon gerou Raabe a Boaz; este, de Rute gerou a Obede; e Obede, a Jessé...".


Raabe, aquela prostituta, veio a servir para a genealogia do nosso Senhor Jesus. Uma mulher desprezada pela sociedade veio a ser um instrumento na mão de Deus.

Você pode estar vivendo da mesma forma. Talvez seja isolada, uma pessoa abandonada, solitária. Talvez você se esforce tanto para os outros e você mesma esteja numa condição bem aflita, de uma pessoa desesperada. Saiba que Deus está olhando por você, que está nessa solidão, já cansada de tudo e de todos. Você, que já cansou de gastar a sua vida correndo atrás do vento, das vaidades, das futilidades desse mundo, as quais só lhe trouxeram tristeza e dor.

Deus deseja salvar você e usá-la para salvar a tantas outras pessoas que estão sofrendo.

Que Deus abençoe a todos, abundantemente.

Por bispo Edir Macedo