quarta-feira, 17 de julho de 2013

Formas de silicone

Silicone é um composto de silício-oxigênio que pode ser manipulado de várias maneiras. Pode ser transformado em gel líquido, plástico duro ou ainda em borracha sintética. 
Forma de Silicone Retangular
O silicone é um material bem resistente com duração mínima de 10 anos que aguenta altíssimas e baixíssimas temperaturas, geralmente de -45 a +145°C. O silicone é inerte, não reage a nada, e isso quer dizer que não deve vazar na comida, mas é sempre bom checar a aprovação do controle de qualidade do produto.
Forma para Pão em Silicone - Brastemp
A ANVISA é o órgão brasileiro que controla a qualidade de produtos e serviços que possam colocar a sua saúde em risco. Eles são responsáveis por “promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada com os estados, os municípios e o Distrito Federal, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde, para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.”
Na compra de um produto brasileiro, você pode procurar pela aprovação da ANVISA que deve estar indicada na embalagem. Isso garante que o produto é feito inteiramente de silicone e não contém outras substâncias. Outra dica caseira de teste de qualidade é torcer bem o produto para ver se pontos ou riscos brancos aparecem. Caso ocorra, é indicação de que o produto não é inteiramente de silicone, portanto não é de confiança.

Vaporeira de Silicone - Brastemp Gourmand

Os grandes diferenciais de um utensílio de cozinha feito de silicone são a resistência que eles apresentam e a incrível facilidade de se desgrudar do alimento. 

Colher de Silicone Brastemp

Formas de bolos, mini bolos ou pães não precisam nem ser untadas, apenas alguns fabricantes recomendam untar na primeira vez. E a partir daí, você pode levar a forma para o forno convencional, micro-ondas, forno elétrico e freezer quantas vezes quiser e por um bom tempo. 
 Exemplo disso é a forma da Consul, ela aguenta até +280ºC. Só fique de olho na recomendação de temperatura que é diferente pra cada produto de silicone.

Forma para Bolo em Silicone Gourmand - Brastemp

Outras vantagens dos utensílios e formas de silicones são:

• Nunca enferruja ou mancha;
• Pode ser dobrado, amassado e nunca perde o seu formato original;
• É fácil de guardar, ocupando menos espaço;
• Fácil de limpar já que nada gruda no silicone;
• Não retém cheiro nem sabor porque não é poroso;
• Geralmente pode ser lavado na lava-louças;
• Esfria bem rápido após o uso.
• Formas aquecem rápido e cozinham a receita por igual, sem queimá-la nas bordas ou embaixo.

Forma Desmontável Quadrada Silicone Verde La Cuisine

Por outro lado, agora pensando no meio ambiente, o silicone dispensa o papel manteiga ou qualquer outro tipo de desperdício com papéis antiaderentes, fora isso, a longevidade de um utensílio de silicone faz muito bem para sua economia.

Tampa Fácil Silicone 4 Peças - Consul

 E para finalizar, veja algumas dicas de como cuidar corretamente dos seus produtos de silicone:

• Saiba que água morna, esponja e detergente fazem uma verdadeira mágica em uma sujeira difícil;
• Lembre-se nunca coloque uma forma vazia no forno - por exemplo: em uma forma de mini bolo coloque farinha nos espaços que não for usar;
• Para não danificar o utensílio de silicone, nunca use esponjas de aço para efetuar a limpeza.

Luva de Silicone para Cozinha - Vermelha - La Cuisine