segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dicas e tuques para pintar as unhas em casa


Segundo a manicure Carla Cristina Rolim, da esmalteria Aero Nails (SP), passar a base e o esmalte da maneira correta evita que a unha fique manchada, com partes mais claras que outras. Além disso, facilita o trabalho nas etapas seguintes – como, por exemplo, limpar os cantos com o palito.
Base de unha

Depois de lixar as unhas e tirar as cutículas, é necessário usar uma lixa polidora para remover possíveis estrias e ondulações da superfície das unhas. Porém, é preciso tomar cuidado para não desgastá-las demais e provocar seu enfraquecimento e quebra.

Se a unha ainda tiver muita ondulação, use uma camada de base mais grossa. Pode passar até duas, para nivelar”, ensina a manicure.

A dica aqui é passar a base além da linha da cutícula, melecando também os dedos. “Isso vai facilitar muito para limpar com o palito depois”, garante a profissional.


Esmalte

Segundo Carla, não existe limite de camadas: depende do gosto de cada uma. “Tem gente que sente que o esmalte fininho dura mais tempo nas unhas. Eu, particularmente, acho que, quanto mais camadas passar, mais dura”, opina.

Diferente da base, o esmalte não precisa ultrapassar a linha da cutícula.

Quando a lateral do dedo for “gordinha”, é recomendado puxar a pele ao pintar, para garantir que toda a superfície da unha seja esmaltada e não sobrem espaços brancos.

Dica: “O esmalte cremoso, passado três vezes, fica exatamente da cor indicada na embalagem”, revela a manicure.

Top coat

O extrabrilho secante é o segredo para o esmalte durar mais tempo. Um bom top coat deixa a unha perfeita por até 15 dias”, garante Carla.

Passe uma camada antes de limpar os cantos.


Mais dicas e truques:

Passe cola líquida em volta da unha antes de esmaltar para facilitar a limpeza.

Faça nail arts usando fita adesiva. Depois de pintar a unha, espere o esmalte secar completamente e coloque faixas de fita adesiva de acordo com o desenho que quer formar. Aplique a segunda cor sobre a unha toda e remova a fita.

Para evitar que a pontinha do esmalte descasque, passe duas camadas de base: uma só na parte de cima, da metade para a ponta, e outra na unha inteira. Isso protegerá a parte mais sensível da unha sem engrossar muito o esmalte.

Use um esmalte branco como base para potencializar a cor do esmalte. A menos que o esmalte seja muito opaco, quando passado na unha, ele sempre fica com uma cor diferente da que vimos na embalagem. Para obter o mesmo tom, passe uma camada de esmalte branco antes de aplicar a cor desejada.

Use adesivos circulares para fazer unha meia-lua. Passe a primeira cor e, depois que secar bem, cole os adesivos para pintar o restante da unha.

Use um elástico para fazer francesinhas ou inglesinhas perfeitas de maneira fácil. Segure o elástico com o polegar e os outros dedos, um de cada vez, posicionando-o na linha em que deseja marcar a francesinha.

Misture pigmentos com esmalte transparente (base, extrabrilho, etc.) para criar uma cor personalizada. Em uma colher, derrame um pouco de sombra solta e esmalte transparente. Misture com um cotonete e aplique nas unhas com um pincel limpo.


Crie um efeito marmorizado nas unhas usando esmalte e um copo d’água. Cole uma fita adesiva no entorno da unha para proteger a pele. Encha um copo com água em temperatura ambiente e selecione duas cores de esmalte. Derrame algumas gotas de cada uma no copo, alternadamente, pingando uma cor ‘dentro’ da outra. Misture as camadas com um arame para criar o design desejado e encoste sua unha na mistura por alguns segundos.

Acelere a secagem das unhas mergulhando-as em uma tigela com água fria e gelo após pintá-las.


Aplique spray de óleo de cozinha nas unhas para ajudar o esmalte a secar mais rápido. Espere alguns minutos e lave as mãos para remover o excesso de óleo.

Se o esmalte está custando para sair, molhe o algodão no removedor, posicione-o sobre a unha inteira e enrole o dedo com papel-alumínio, pressionando bem. Espere 5 minutos e puxe o algodão e papel-alumínio ao mesmo tempo. O esmalte sairá mais facilmente.