quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Como Saber se um Ovo Está Estragado

Veja a seguir três diferentes testes.

Método 1 de 3: Teste de flutuação

1 - Coloque o ovo em uma tigela com água fria. A água deve estar em um nível com o dobro da altura do ovo.




2 - Observe o que acontece com o ovo.
Os ovos frescos irão afundar até o fundo da tigela e provavelmente ficarão deitados de lado.
Os ovos ligeiramente mais antigos (com cerca de uma semana) ficarão deitados no fundo, mas irão balançar um pouco.
Se o ovo balançar sobre sua ponta menor, com a ponta maior se estendendo para cima, ele provavelmente tem três semanas.
Os ovos que flutuarem na superfície estão estragados e não devem ser consumidos.


Método 2 de 3: Teste de barulho

1 - Segure o ovo perto de seu ouvido.

2 - Agite o ovo gentilmente.

3 - Se você escutar um barulho distinto, é melhor não consumir o ovo. Se você não ouvir nada, o ovo provavelmente está bom.



Método 3 de 3: Teste de quebra

1 - Quebre o ovo em uma superfície plana, como um prato.

2 - Observe a gema e a clara.

Se a gema estiver ligeiramente em forma de globo e elevada, e a clara bem junta ao redor dela, então o ovo está fresco.
Se a gema estiver um pouco menos elevada e a clara transparente, mas ainda bem junta, então o ovo é um pouco mais velho, mas ainda próprio para consumo.
Se a gema estiver chata e a clara aguada (quase como água), então, o ovo está ruim.

Mais Dicas:

Os dois primeiros testes funcionam pela mesma razão: a bolsa de ar dentro do ovo aumenta com o tempo, à medida que o conteúdo do mesmo perde umidade e dióxido de carbono. Com o aumento da bolsa de ar, o ovo tende a flutuar na água ou fazer barulho quando balançado.
Quando uma receita pedir vários ovos, quebre-os em uma tigela separada e adicione-os aos demais ingredientes quando tiver certeza de que eles estão bons. Se você estiver preocupado(a) que um único ovo estrague os demais, quebre-os em uma tigela e adicione-os à receita um de cada vez.
Se você estiver com medo de que algum ovo esteja fertilizado, tenha em mente que a maioria dos ovos são produzidos em operações de larga escala, nas quais as galinhas poedeiras nunca são expostas a um galo. Caso os ovos venham de uma fazenda menor em que existam galos, há uma chance de que alguns estejam fertilizados. O ovo não apresentará nenhuma diferença a menos que uma galinha sente-se sobre ele por pelo menos 24 horas, uma vez que nenhum embrião irá se desenvolver em um ovo frio. Você pode conferir o desenvolvimento através de transiluminação. Dito isso, ovos fertilizados não são nem mais e nem menos nutritivos do que ovos infertilizados e ambos são seguros para consumo.

As manchas de sangue não significam que o ovo está ruim ou fertilizado. Elas são causadas pela ruptura de um vaso sanguíneo durante a formação do ovo. Uma vez que as manchas de sangue se diluem com o envelhecimento do ovo, sua presença na verdade significa que o ovo está fresco. Você pode comê-lo tranquilamente ou remover o sangue com a ponta de uma faca, caso isso o(a) faça se sentir melhor.
Aquelas tiras com aparência de corda na clara do ovo são chamadas de chalaza e estão presentes em todos os ovos para manter a gema centralizada. Elas não são um sinal de que o ovo esteja ruim ou fertilizado e podem ser consumidas seguramente ou removidas.

As claras se tornam turvas, amarelada ou esverdeada quando o dióxido de carbono não tem tempo suficiente para escapar pela casca. Essa condição é especialmente comum em ovos frescos.