quinta-feira, 29 de abril de 2010

Teor do sódio dos alimentos

Já falei aqui a respeito do Sódio , se vc sofre com retenção de líquidos fique atenta(o), e se acostume a ler o rótulo das embalagens dos alimentos. Abaixo tem um exemplo com alguns alimentos com ALTO teor de sódio, dê uma olhada:
 
Alimento (100g) Teor de Sódio (mg)
Azeitona preta em conserva 1567
Azeitona verde em conserva 1347
Bacalhau salgado cru 13585
Fermento em pó, químico 10052
Lingüiça de frango crua 1126
Lingüiça de porco crua 1176
Macarrão instantâneo 1516
Queijo parmesão 1844
Sal grosso 39943
Shoyo 5024
Tablete de caldo de carne 22180
Tablete de caldo de galinha 22300

Além do inchaço, quem tem pressão alta também tem que prestar mta atenção aos rótulos. A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue. Mas o equilíbrio entre sódio e água no organismo tem que ser perfeito. Existindo mais sódio precisa haver mais água. Com o sódio aumentando no sangue, complicados mecanismos hormonais entram em ação para equilibrar as águas corporais. Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo vai ter que tirar água de dentro das células, provocando desidratação e risco de morte. Só que este aumento do volume de sangue por causa do aumento da quantidade de água (para diluir o sódio) faz aumentar a pressão dentro das artérias. E lá vai a pressão arterial para as nuvens !!! 
Então.... vamos nos cuidar!

 Mesmo pq está escrito:
"Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Cor. 6:19)

Como seguidores do Senhor Jesus Cristo, não podemos usar e abusar do corpo com indiferença. Muito freqüentemente, as pessoas dizem: "Esta é a minha vida, e posso fazer o que quero com ela." A Palavra de Deus desafia essa filosofia egocêntrica. Quando os cristãos tomam parte em atividades prejudiciais, prejudicam a si mesmos e desonram publicamente a Deus.
 
Pense nisso!