sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sódio demais...


Eu estava lendo uma reportagem na revista "Pro Teste" sobre a quantidade do sódio em algumas marcas de macarrão instantâneo. Alguns produtos alcançam a marca de 100% do que um adulto deveria  ingerir num dia inteiro!!
E, se você não sabe , é o sódio que nos incha, quanto mais sódio... mais inchamos e portanto... engordamos.. retendo líquidos.
Precisamos então reduzir o consumo do sal. O exagero é que está por trás de problemas que vão desde o aumento da pressão arterial até a recém-descoberta relação com a asma. Daí a diretriz da Organização Mundial da Saúde, a OMS, que bota o sal entre as substâncias que precisam ser reduzidas na alimentação. Enquanto a recomendação da OMS é limitar o consumo entre 5 e 6 gramas por dia, por aqui (Brasil) alcançamos, fácil, fácil, 12 gramas, ou seja, o dobro. Nosso paladar, então, já está pra lá de acostumado com os punhados a mais. Vale reeducá-lo para assegurar mais anos de vida e os motivos vão bem além das questões de pressão. Ninguém vai querer que sua vida se torne insossa, mas quanto mais você conseguir economizar nas pitadas, melhor. E mesmo que você não tenha nenhuma complicação de pressão arterial. A ciência não pára de mostrar a relação dos excessos de sódio com problemas dos mais inusitados.
Mas também não adianta somente tirar o saleiro da mesa, e abusar de temperos prontos carregados de sódio. Precisamos também tomar cuidado com alguns adoçantes, refrigerantes , etc...
Eu adotei o hábito de ler os rótulos antes de comprar, assim você pode saber o teor de cada substância presente nos produtos.  O sal light tem o teor de sódio reduzido, mas isso não quer dizer que podemos abusar dele.

Fontes: Revista Saúde , Revista Pro Teste