quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Abraão: Nosso Pai da Fé 18


Dez anos já tinham se passado na terra de Canaã. E enquanto Abraão se mantinha na visão espiritual, a visão da fé, esperando a resposta de Deus, Sara continuava incomodada pela sua visão física,. Por causa dessa visão, ela presenciou outras tantas mulheres, cujos maridos não tinham a mesma unção que o seu, darem à luz filhos como se fossem mulheres de Deus. Estas mulheres, na verdade, eram esposas de homens incrédulos, ímpios e até vulgares. Esta situação fazia de Sara uma mulher infeliz, insegura e muito apreensiva.

O grande perigo da convivência, ou casamento, entre o que tem a visão espiritual e o que tem a visão física está justamente na influência que geralmente o segundo tem sobre o primeiro. O que tem a visão da fé quer
avançar e seguir adiante, porque crê, mas o segundo sempre tem seus motivos pessoais, que amarram o primeiro. Abraão e Sara já estavam vivendo na Canaã prometida; suas riquezas continuavam se multiplicando, mas seu tempo de poder ser mãe já havia se esgotado e, ainda assim, o filho da promessa não tinha acontecido.

Como continuar acreditando nas promessas, se todas as circunstâncias eram contrárias?

Muitas pessoas hoje também têm se manifestado como Sara: estão na igreja (Canaã) há tanto tempo e ainda não viram o cumprimento das promessas de Deus. Naturalmente, a incredulidade de seus corações faz com que elas até dêem um "jeitinho" do tipo de Sara, tentando forçar uma situação de acordo com os desejos provocados pelos seus olhos físicos, conforme ela agiu, movida pela vaidade de ser edificada com filhos a qualquer preço, mesmo que isto lhe custasse dividir o marido com outra mulher, em vez de se manterem firmes na visão da fé na Palavra de Deus. Por isso, ficam sobrecarregadas de caprichos; dúvidas; medo; ansiedade; insegurança; enfim, de uma gama de sentimentos malignos, opostos à fé sobrenatural de Deus.

Trechos do livro: A Fé de Abraão - Edir Macedo