segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sem exageros

Preocupar-se muito com doenças, controlar a alimentação feito louca, malhar além da conta, fazer exames médicos sem parar. 
 
Você conhece essa história? 
 
Agora ouça esta outra: quando o assunto é saúde, mais nem sempre é melhor.
 

Uma paixão comum uniu o biólogo Lucas Botelho, 32 anos, e a arquiteta Márcia Costa, 29 anos: a corrida. Eles se conheceram no calçadão da praia, no Rio de Janeiro, engataram um namoro e passaram a dedicar as horas livres a essa prática esportiva. Corriam 40 minutos, duas vezes por semana. Depois uma hora, três vezes semanais. Suando sempre juntos, matricularam-se numa academia para não interromper o pique nos dias de chuva. Chegaram a quatro horas diárias. Não tinham mais tempo para a família nem para os amigos. Até preferiam assim. Se aceitassem convites para churrascos, almoços e festas, teriam que quebrar a dieta extremamente rígida enviada numa planilha eletrônica pelo treinador que contrataram. Os parentes reclamaram. Ofendidos, os dois resolveram ignorar os protestos até sentirem no corpo os sinais de que haviam passado dos limites. Márcia parou de menstruar e Lucas desenvolveu um problema tão grave no joelho que acabou na mesa de cirurgia. 

Não há nada de errado em cultivar um estilo saudável: comer mais frutas e verduras, restringir o açúcar, o sal e as gorduras, fazer exercícios, preservar a qualidade do sono... Afinal, a vida é nosso maior patrimônio. 

Mas guardar-se numa bolha, ficar focada no corpo – como se saúde fosse apenas manter a máquina azeitada e funcionando –, é um equívoco. 



Patrulheira da saúde

“Se a preocupação com bem-estar interfere no cotidiano a ponto de privá-la dos bons momentos, de limitar seu repertório de atividades ou causar prejuízos no trabalho, nas relações sociais e afetivas, cuidado! Você pode ter se tornado prisioneira desses hábitos”, alerta o psiquiatra Marcelo Hoexter, do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da Universidade Federal de São Paulo. Quando isso ocorre, cresce o perigo de se manifestarem transtornos que têm como âncora a atenção desmedida com a saúde, caso da ortorexia, vigorexia, hipocondria e do transtorno obsessivo-compulsivo (veja “Doenças do excesso”). “Muitos têm uma visão limitada do que seja bem-estar, o que leva ao patrulhamento dos outros e à cobrança desmedida de si mesmo”, avisa o cardiologista Arthur Zular, presidente do Departamento de Medicina Psicossomática da Associação Paulista de Medicina. “Ninguém morre nem altera o colesterol por comer batata frita um dia com os amigos”, diz. Ele lembra que, em nome da suposta qua lidade de vida, as pessoas adotam dietas espartanas, cortam grupos de alimentos e passam à base de ração humana. Em busca de uma aparência às vezes inatingível, elas perdem o prazer de saborear uma refeição e a alegria de celebrar com os amigos. “A conclusão: esse grupo não está bem. Saúde não é apenas a ausência de doenças, envolve o conforto físico, psicológico, social e espiritual. Qualidade de vida é estar em harmonia consigo e com as pessoas que nos cercam.” 

Caminho do meio
Botsaris propõe repensar o modelo científico focado na doença e na especialidade. “Os profissionais adquirem uma visão limitada do paciente – e ele pula de médico em médico, todos receitando remédios, pedindo exames, uma bagunça. Deve haver um gestor, um generalista atento à condição do ser que está ali à sua frente. E, se necessário, encaminhá-lo ao especialista.” Na esfera individual, a mudança começa com a análise do tempo dedicado a cada atividade, aos cuidados com o corpo e a mente. Arthur Zular sugere criar outros focos de gratificação: ler, viajar, esperar o amanhecer, ver um filme e os amigos – coisas mais interessantes que só olhar o corpo. Quando o problema foge do alcance, terapias ajudam. Às vezes, remédios, como antidepressivos, são necessários. Finda a leitura desta reportagem, recorra à velha sabedoria popular: nem tanto ao céu, nem tudo ao mar. Não abandone os cuidados nem as visitas de rotina ao médico, mas invista no caminho do meio, que é o equilíbrio – não há receita melhor para a sua saúde.

Doenças do excesso:




ORTOREXIA
Zelo exagerado com a alimentação. A vigilância é tão grande que a pessoa abre mão de compromissos sociais e festas para não sair da dieta. Quando vai, leva a própria comida embalada. Além de enfrentar problemas nutricionais, fica sujeita ao isolamento.
 
VIGOREXIA
Treinamento superintenso para ficar sarado. Ginástica, musculação, spinning e outras práticas tornam-se sagradas. O portador do transtorno ignora os alertas para os perigos, como ferir os músculos e tendões, afetar a produção hormonal e acelerar o envelhecimento. Ainda ocorrem queda no rendimento e na resistência imunológica, fadiga, insônia e alterações de humor.
 
 TOC
Transtorno obsessivo-compulsivo. Pensamentos, ideias e imagens relacionadas a doenças atormentam o tempo todo. Um exemplo: a pessoa que supõe ter sido contaminada por bactérias ao apertar o botão do elevador num hospital e lava as mãos repetidas vezes. O ritual parece aliviar o desconforto. Outras compulsões ocupam o tempo, com prejuízo profissional e social.



HIPOCONDRIA
Percepção acima do normal dos sinais e ruídos do corpo, que ganham importância extrema. Qualquer dorzinha é vista como uma catástrofe e indício de doença grave. A hipocondríaca vive em médicos, está atenta às novidades das farmácias e toma muitos remédios, vitaminas e coquetéis antioxidantes sem prescrição médica.


Fonte:  Claudia