quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Banheiros Integrados

O que sempre se conheceu de forma íntima e privada, na versão moderna surge em estilo open door. Os banheiros estão mais livres e mais integrados aos outros ambientes da casa. E a falta de privacidade não é sinônimo de problema.

O que você acha? 

 
 O arquiteto Ricardo Rossi incorporou os ambientes integrados à suíte de apenas 2,8 m² - toda revestida em porcelanato laminum -, que exala mistério. Banheira e chuveiro estão integrados ao living, enquanto sanitário e lavabo se escondem atrás do painel. Para compensar a falta de privacidade, o arquiteto recorreu a artifícios de iluminação com lâmpadas LED e instalou um filtro de luz, que garante redução de 6 a 15% de energia, o que gerou um ambiente intimista, aconchegante e sustentável.

Inventados e aprimorados ao longo dos tempos, os banheiros se tornaram vitais no interior das casas somente no século 17. No início da era Cristã, na Grécia e Roma antigas, as residências não contavam com toaletes. Tudo era feito em construções comunitárias, em público. O banheiro só veio se popularizar como conceito de cômodo na Europa de 1668. 


AQUÁRIO ÍNTIMO
Há uma forma de integrar o banheiro aos outros ambientes da casa sem abrir mão da privacidade. No banheiro da suíte de 58 m² assinada por Ana Bartira, no lugar de paredes, há painéis de vidro e mosaico de pastilhas de mármore. E, se você for tímido, persianas podem ser ajustadas verticalmente para cima ou para baixo, isolando o espaço quando necessário - tudo feito por um sistema de automação. Já a cabine do chuveiro aparece completamente fechada em vidro, por causa do vapor. Soluções práticas em um verdadeiro aquário íntimo.



UM TOQUE DE EXIBICIONISMO
A proposta do arquiteto Guto Requena foi justamente derrubar paredes para dobrar o tamanho do banheiro, revestido em tecnocimento cinza. Um trabalho de marcenaria criou portas de correr - com acabamento em fórmica brilhante branca - que, abertas, integram os espaços e, fechadas, trazem privacidade. O mais inusitado é que o vaso sanitário está em outro banheiro, dentro do mesmo quarto, reservado. Assim, resta apenas o glamour do lavabo, com gabinete de madeira natural tipo freijó. Bem característico dos projetos de Guto, cheios de movimento e flexibilidade. 

  

ABAIXO OS TABUS!
Desde o teto de madeira em formato de “gamela invertida”, forrado com tecido listrado da Entreposto, até o revestimento em cimento queimado da Bricolagem, tudo neste banheiro poderia ser usado em qualquer cômodo da casa, quebrando o tabu que dizia que só seria permitido utilizar nesses ambientes elementos feitos especificamente para áreas molhadas. Além de closet, espaço para estar com lareira em LED, academia de ginástica com equipamentos da Technogym e Metalife e, finalmente, banheira da Metalbagno e louças e metais da Deca. Moderno, prático e aconchegante. Em outros tempos jamais se imaginaria um banheiro onde fosse possível se passar horas, como na proposta de Rosa May.


 

NATURALMENTE SEM PUDORES
Numa composição ecopraiana, a arquiteta Daniela Colnaghi projetou um ambiente completamente ligado à natureza, que inclui banheiro com zero de privacidade no espaço de 50 m². Com painel revestido de bambu pela A Morada, pisos em tecnocimento, da NS Brasil, e persianas Luxaflex, da Arthur Décor, a transparência e leveza se reflete não apenas nos elementos naturais, como especialmente nos diálogos entre os espaços íntimos e sociais. Ideal para quem tem um lifestyle despojado e não se importa em dividir a intimidade, entendendo que sua casa e seu banheiro são apenas extensões de sua própria natureza.


SEM PORTAS E COM JANELAS ENORMES
Este banheiro propõe integração não apenas estrutural, como também social. A grande janela de 2 m de altura por 1,4 m de largura, em frente à banheira da Doca, traz a mesma intenção de eliminar barreiras, apesar da cortina blackout da Arthur Décor. As divisórias de vidro, no entanto, separam os ambientes em banho e estar. “São indícios de novos tempos. Começamos por eliminar portas, daí aumentamos janelas e depois convidamos até a natureza para o convívio pessoal”, explica a arquiteta Selma Tammaro. O piso em deque ecológico é uma inovação do mercado. Desenvolvido a partir de resíduos industriais, consiste em fibra de madeira e plástico e é vendido somente em formato de régua no Brasil. Seguindo o décor, tela solar e ducha cromoterápica completam os 52 m² de toda a suíte.