quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Fotografia como item de decoração


Usar fotografia como item de decoração é destaque na Casa Cor. Nesta edição da Casa Cor, realizada entre o dia 28 de maio e 21 de julho, no Jockey Club, em São Pauloos 93 arquitetos responsáveis pelos 77 ambientes expostos tiveram como tema a ideia de 'Morar Bem'.  "Hoje em dia, a casa é um refúgio. Isto é devido à falta de segurança, ao trânsito, por exemplo, e por isso a Casa Cor busca voltar o olhar para a casa", explica a diretora de relacionamento do evento, Cristina Ferraz.


Sendo assim, viver em um ambiente agradável não se resume exclusivamente a conviver com a  beleza da decoração, mas o segredo é, na verdade, unir o bom gosto do design à praticidade e ao modelo de moradia que atenda às necessidades de cada família.








 “O mais importante é ter uma casa acolhedora, que te abrace, que conte sua história, que atenda às suas necessidades, já que a casa é dividida em momentos: pode-se morar sozinho, depois dividir, casa-se, vêm os filhos, eles crescem, se vão”, comenta Cristina.


Com esta ideia, a diretora de relacionamento da Casa Cor listou o que para ela são os cinco principais itens para se ‘morar bem’. São eles: um sofá gostoso, uma cama especial, uma cozinha que atenda às suas necessidades, armários suficientes e um banheiro só seu, mas este último destaca ser um sonho de consumo para todos.


 Para incrementar qualquer casa, Cristina comenta que a falta de orçamento não precisa ser um empecilho, mas que uma tendência atual é usar apenas um ou outro item de maior valor de design para ser destacado no ambiente. “O principal na decoração é colocar no mesmo espaço peças confortáveis e, ao mesmo tempo, trazer alguma coisa nova, peça de design, algum ponto que se destaque”, comenta.


Para Cristina, o destaque desta edição fica por conta das cores, especialmente o azul, que ganha não só os objetos, mas também as paredes e até a casa toda. Em objetos menores, uma tendência são as fotografias. “O uso de fotos na decoração das paredes está em alta. As pessoas podem tirá-las e imprimi-las de uma maneira interessante”, dá a dica. A ideia pode ser usada em qualquer ambiente da casa.

 

 Apesar da busca pela praticidade, o luxo também está presente nesta edição da Casa Cor. Segundo ela, vale ficar de olho nos lustres Baccarat, nas cômodas marroquinas e nos eletrodomésticos de última geração, como chuveiros e equipamentos de cozinha, expostos pelos ambientes.

 
 No Loft do publicitário, espaço de 200 m², os profissionais reproduziram o ambiente íntimo desse personagem, que aprecia obras de artes e modernidade.

 "Ambientes espaçosos e materiais de fácil manutenção devem estar presentes no dia a dia das pessoas", dizem às arquitetas, que utilizaram limestone no piso, revestimento nas paredes e uma lareira ecológica que não precisa de mão de obra especializada para ser instalada



 O ateliê do Estilista, assinado pelo arquiteto Bruno Gap, leva texturas e tecidos leves. O ambiente possui cores claras, iluminação âmbar, painéis em madeira e o piso com aparência de pedra natural, remetendo a ideia de toques de transparência. O fluxo entre o living e área de trabalho é livre e o principal destaque do projeto fica para os mobiliários exclusivos, como a mesa Dinn, do designer Jader Almeida para Clami, premiada no Museu da Casa Brasileira


 Um painel ripado e ondulado de madeira reciclada, poltronas com design exclusivo e obras de arte. Essas são as principais características do ambiente Home Theater criado pela arquiteta Camila Klein. Com 44 m², o ambiente é totalmente tecnológico, com um sistema de automação interage diretamente com o morador, que controla tudo com um aparelho em suas mãos.


 As cores e os objetos com formatos inusitados e quadros em 3D utilizados no projeto trazem à tona o que toda criança vê em um mundo de fantasia. Criei tudo de um jeito diferente: brincando com dimensões alturas, larguras, pesos e grandezas, explica Camila.

 Presente na maioria das casas de quem tem filhos, o canto ou quarto da bagunça é o espaço de refúgio dos sonhos dos pequenos. E essa foi a inspiração do ambiente assinado pela arquiteta Camila Rosa.

 
 



 

Os destaques da decoração ficam por conta dos painéis touch, pendentes, eletrodomésticos, além do lançamento da poltrona e banquetas da Etel.