O tempo passa, mas a Palavra de Deus se adequa a qualquer época. Apesar de a Bíblia ter sido escrita em vários períodos antigos e trazer em si uma linguagem bastante própria, permanece viva e atuante, de Gênesis ao Apocalipse.
As Sagradas Escrituras podem ser lidas centenas de vezes, que trarão sempre uma mensagem nova. Esse renovo sobrenatural é que instrui, exorta, edifica, aconselha, ensina e orienta, porque a Bíblia é, verdadeiramente, o manual de vida para qualquer ser humano.
No livro de Colossenses 3:22-24, está registrada uma passagem que orienta, com clareza, como o homem cristão deve proceder no seu relacionamento diário dentro do trabalho, independente do que faça. “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor servis.”
A orientação de Deus no trabalho é de extrema importância. Devemos realizar todas as coisas servindo antes a Deus que aos homens. Isto não significa que a cada tarefa realizada a pessoa necessite ficar repetindo declaradamente o nome do Senhor. Deus nos instrui a agir com sabedoria. Se uma pessoa age sem discrição e sabedoria, acaba sendo confundido com um fanático. Dessa forma, mesmo com as melhores intenções, sua semente torna-se infrutífera. Ninguém dará crédito a uma pessoa aparentemente descontrolada. O senhor arma seus servos de sabedoria porque conhece exatamente todas as artimanhas de satanás. “…os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz”. (Lucas 16:8)
O cristão precisa saber se tornar querido no ambiente de trabalho, a fim de ser amado e abençoado. Deus usa o patrão para liberar a bênção do salário que sustenta todas as despesas da família. Quando no trabalho aparecem os frutos de uma vida cristã, fica notório que o homem de Deus está reinando com Ele.
A Palavra de Deus, semeada pelo cristão, tem poder de frutificar em qualquer lugar por onde ele ande. Seja na Igreja, no lar, no trabalho no lazer, enfim, onde quer que o cristão ande, será sempre uma tocha flamejante esbanjando poder e unção.
Se o homem mantiver uma postura de sabedoria, sendo prudente em palavras e de gentil presença, certamente o Senhor também será com ele como foi com Davi e tantos outros servos. Dessa maneira, muitos se chegarão a ele para saber mais sobre o fruto da paz, a alegria e a prosperidade que há na vida e no lar do homem de Deus.
“Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” Tiago 3:18
Por Nilbe Shlishia