segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Facebook muda perfil e aceita novos gêneros, além do masculino e feminino

O Facebook adicionou, nesta quinta-feira (13/02), novas opções para alterações no campo de gênero nos perfis da rede social. Antes restrito a "masculino" e "feminino", o formulário agora oferece para os usuários a escolha de "personalizado". A função permite selecionar um dos gêneros disponíveis em uma lista com dezenas opções, como transexual e andrógino.

Facebook decorou sua sede com as cores do arco-íris em referência às novas opções de gênero na rede social (Foto: Reprodução/Facebook) (Foto: Facebook decorou sua sede com as cores do arco-íris em referência às novas opções de gênero na rede social (Foto: Reprodução/Facebook))

A rede social diz ter trabalhado lado a lado com entidades LGBT para disponibilizar os nomes corretos para os gêneros. Usuários poderão também escolher os pronomes pelos quais gostariam de ser referidos em postagens no site, como ele/dele (masculino), ela/dela (feminino) ou uma nominação neutra.

Além disso, será possível compartilhar as opções customizadas de gênero somente com quem o usuário escolher. “Reconhecemos que algumas pessoas enfrentam desafios compartilhando sua verdadeira identidade de gênero com os outros, e esta definição dá às pessoas a capacidade de se expressar de forma autêntica”, disse um comunicado oficial do Facebook.
Facebook permite alteração de gênero no perfil (Foto: Reprodução/TechTudo)

Por enquanto, a novidade só está disponível para usuários que utilizam o perfil em inglês. Mas não há limitações geográficas: brasileiros que escolherem o idioma como padrão na rede social já podem usar o recurso normalmente. Para fazer a alteração basta acessar as configurações gerais de conta e mudar o idioma para "Inglês-US". Depois é só editar as informações no perfil do Facebook.

Mudança do Facebook também é percebida em celulares Android (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


O novo recurso parece estar disponível também para os aplicativos do Facebook no celular e foi testado em um aparelho Android. As informações aparecem misturadas em português e inglês, no entanto, o idioma selecionado na versão web interfere no que surge para a mobile. Caso utilize seu perfil em português, a opção de "Personalizado" não aparecerá nas configurações. O TechTudo entrou em contato com o Facebook Brasil e foi informado que ainda há previsão para o lançamento para contas em português.