segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Teste Se Você É Um Bom Vizinho




Se você não mora em uma ilha sozinho, certamente tem vizinhos. O convívio é ainda mais próximo para quem mora nos grandes edifícios. E, às vezes, a maneira de ser dos seus vizinhos são opostas, o da esquerda é falante, visita sua casa, oferece quitanda, conta todos seus segredos; enquanto que o da direita é reservado, o contato não passa de um simples cumprimento, você não percebe quando ele está em casa.

A verdade é que todo relacionamento, até entre vizinhos, requer investimento para que cresça e se torne melhor. É seu vizinho, o primeiro que pode lhe socorrer em uma emergência, que pode cuidar da sua casa quando estiver ausente e que acompanha de perto sua alegria e tristeza.

Você tem sido um bom vizinho? Descubra agora ao ler as regras abaixo:

*Difícil encontrar alguém que não possua um bichinho de estimação, são lindos. Mas, também são os que mais provocam reclamações em condomínios. Esteja sempre dentro das regras, elas valem para todos sem exceção. Não deixe o latido e as manias do seu animal tirar o sossego dos vizinhos. Se ele fizer suas necessidades fisiológicas em áreas comuns do prédio ou na calçada do vizinho, limpe imediatamente.

* Para os que tem crianças, estabeleça os horários e os limites das brincadeiras e do barulho. Usar carpetes, tapetes e emborrachados, são ótimas dicas para não incomodar quem está no apartamento embaixo.

* Se você pretende fazer uma festa e vai receber muita gente, é sempre bom avisá-los, e dizer até que horas terá uma movimentação a mais em sua casa.

* Não use as vagas de garagem dos outros sem a devida autorização.

* A fofoca é o caminho mais rápido para arruinar a boa amizade entre os vizinhos. Cultive a discrição, diante do que ouve ou vê na família do outro.

* Não visite sempre a casa dos outros, por mais liberdade que tenha, isso desgasta a amizade. Todos precisam de privacidade e tempo com sua família.

Regra de ouro: Quando for procurar um imóvel, não concentre suas preocupações somente na beleza, tamanho, estrutura, segurança do bairro e no trânsito local. É sempre bom dar uma olhadinha nos que serão seus vizinhos. Se já na primeira visita você ouviu um som tipo “pancadão” , viu uma matilha toda alvoroçada, uma banda de rock ensaiando na garagem…ou qualquer coisa que você não goste, reavalie sua escolha.

Se passou no teste, parabéns! Se não comece hoje mesmo a mudar seus hábitos, quem sabe não vale uma apresentação ao novo vizinho ou uma nova chance para aquele que você desprezou? Mas aplique o que você aprendeu neste post de hoje.