terça-feira, 25 de maio de 2010

Você sabe o que é Modding ?

Em computação, o termo tuning é uma referência à sintonia ou ajuste de algum sistema para que funcione melhor. Um SGBD, por exemplo, é um produto de software sofisticado que permite vários ajustes. Sua flexibilidade permite a realização de pequenos ajustes que afetam o desempenho do sistema. Mais recentemente o termo ganhou outro significado no Brasil, preparação de carros.

Modding significa Modificação em Português. O Modding é um movimento em tudo semelhante ao tuning, mas aplicado em computadores e não em carros.
Tal como no tuning, o espírito do modding é criar algo único, pessoal e de preferência mais eficiente que o original. O Modding pode ser algo apenas estético como ventoinhas de cores, neons, caixas totalmente modificadas, ou algo para melhorar a eficácia, como arrumação de cabos (para melhorar o airflow da caixa) ou aberturas maiores ou extra para novas ventoinhas em locais estratégicos.

Atualmente o modding aparece igualmente nestas duas vertentes. Os modders optam por alterar as caixas tanto em termos estéticos como em termos de eficiência, conseguindo assim caixas originais e ao seu gosto pessoal, bem como caixas com melhor eficiencia em termos de cooling.

Na informática, existem dois tipos de modding: Existe o modding de software que é no caso dos video-jogos e que consiste na modificação de um determinado software com o intuito de melhorar a performance. Existe também o modding no hardware, que consiste em modificar o hardware do computador incluindo a caixa ATX com o objetivo de melhorar a estética e/ou a performance de um determinado componente.
 
Fonte: Wikipedia