terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Spa em casa 2

13h - Almoço seca-gordura
Comece a refeição com um belo prato de folhas verdes temperadas com limão e uma pitada de gergelim, já que são alimentos ricos em fibras. Ou seja, ajudam o funcionamento do intestino, aumentam a saciedade, favorecem a eliminação de toxinas e aceleram o metabolismo. Em seguida, faça um prato com 2 col. (sopa) de arroz e 1/2 concha de feijão, 1 pedaço de carne, peixe ou frango assado, grelhado ou cozido e 3 col. (sopa) de legumes e verduras, como vagem, milho, beterraba e brócolis, que crescem no estômago e matam a fome. De sobremesa, aposte numa bola de sorvete light ou frozen yogurt.
Acelere o metabolismo: por fim, tome uma xícara de chá verde. Com ação termogênica, ele aumenta a temperatura do corpo, estimulando a queima de gordura.

15h - Alongue-se!
Faça cada um dos movimentos abaixo por dez segundos:

1. Deitada, estique os braços para trás e a ponta dos pés, como se alguém a puxasse. Volte devagar e repita lentamente 5 vezes.
2. Deitada, dobre uma perna e puxe-a em direção ao tronco. Volte devagar e troque de perna. Repita 5 vezes com cada perna.
3. Deitada, braços abertos, dobre os joelhos num ângulo de 90 graus. Vire-os para um lado e o tronco para o outro. Volte devagar e troque o lado. Repita 5 vezes (para cada lado).
4. Sentada, pernas flexionadas, na conhecida posição borboleta (sola dos pés unidas), costas retas e abdome contraído. Abaixe o tronco, sem curvar as costas. Vá até o seu limite, mantendo a posição. Volte devagar e repita 5 vezes.
De olho na respiração: faça os exercícios inspirando e expirando naturalmente. "Caso sinta a musculatura tensa, expire, o que ajuda a relaxar. Nunca trabalhe prendendo o ar", orienta o personal trainer Fábio Jabur (SP).

16h30 - Lanche antiansiedade
Faça uma boquinha com alimentos que confortam. Este lanche é importante para diminuir o volume de alimentos no jantar, pois à noite o metabolismo fica mais lento, o que contribui para diminuir a queima de caloria. "E não adianta comer só uma maçã. O ideal é que seja uma espécie de minirrefeição reforçada", explica a nutricionista Janaína Rinaldi Bueno (RJ).

Sugestões espertas: brinde seu lanchinho da tarde com:
●1 fruta + 3 col. (sopa) de granola + 1/2 xíc. (chá) de leite desnatado

●Sanduíche com 2 fatias de pão de forma + 1/2 col. (sopa) de requeijão light + 1 iogurte light.
●1 barrinha de cereal + 1 suco de laranja.

17h - Hora de suar a camisa!
"Praticar uma atividade aeróbica ajuda a oxigenar a musculatura e a mandar a tensão de vez para o espaço. É como uma purificação", diz Fábio. Mas ele sugere que este seja o horário limite, pois muito estímulo pode interferir no sono. Você pode caminhar 40 minutos, de preferência ao ar livre, intercalando 10 minutos de passos normais com 5 mais acelerados. Se a opção for a esteira, faça o mesmo programa, mas embale o exercício com uma música estimulante. Na impossibilidade de qualquer uma dessas atividades, ligue o som na sua música preferida e dance, dance muito!
Atenção à respiração: como ela é fundamental nos exercícios, preste atenção se está cadenciada com o movimento. Em hipótese alguma você pode ficar com a sensação de coração saindo pela boca. Inspire pelo nariz e solte o ar pela boca lentamente.

18h - Banho de chá
A erva-mate, tradicionalmente utilizada no preparo do chimarrão, também entra no banho e pode ser uma ótima ideia para combater a tensão muscular e trazer o relaxamento de que tanto precisa. A sugestão vem do Kurotel Spa (RS). A receita é a seguinte: coloque em uma banheira aquecida duas xícaras da planta, entre e esqueça da vida por 15 minutos.
Para usar no chuveiro: se você não tem banheira, também dá para aproveitar os benefícios do banho de chá. Basta embrulhar a erva-mate em trouxinhas feitas com gaze e massagear delicadamente o corpo, tirando todo o proveito do calor da água. 

19h - Jantar levinho
Poucas calorias, mas muito sabor é tudo o que você deve encontrar no jantar de um dia tão especial. Uma sopa é ótima pedida. Escolha a sua receita favorita, desde que não leve ingredientes muito gordurosos como bacon e creme de leite. Para estimular a mastigação, acrescente pedaços grandes de vegetais como cenoura, mandioquinha e abobrinha. Para acompanhar, 1 fatia de pão light salpicada com manjericão e tomate picadinho. E não pense que a sobremesa está descartada porque já foi consumida no almoço. Cozinhe uma xíc. (chá) de morango com adoçante e jogue 1/2 copo de iogurte desnatado por cima. Fica delicioso e magrinho!
Aposte nas especiarias: qualquer refeição pode ganhar mais status e sabor com a presença de ervas aromáticas. O acréscimo de sabor enriquece o prato sem aumentar as calorias. E o "cheirinho", além de valorizar o alimento, também mexe com as sensações e gera uma sensação de bem-estar, um atalho para a saciedade.

21h - Meditar é preciso
O ato de se desligar do mundo e voltar a atenção para si pode combater a ansiedade e a insônia. "A melhora acontece porque durante a meditação funcionamos em um nível psíquico mais profundo e nos livramos dos condicionamentos diários", alerta Sandra. Em silêncio, com mantras, música de fundo ou mesmo andando, fica a critério do praticante escolher uma das opções.
Para se concentrar: se você tem essa dificuldade, feche os olhos e conte sua respiração, sem tentar modificá-la. Sempre que os pensamentos se desviarem, recomece a contagem.







Fonte:  DietaJá!