quarta-feira, 20 de março de 2013

Entenda porque você não deve fazer backup em um HD interno


 Mais importante do que fazer um backup é como, e onde, ele é feito. Mostramos porque mantê-lo em um disco separado do computador é a coisa sensata a fazer.
 Você provavelmente já sabe que backups são extremamente importantes. Mas mais importante ainda é como, e onde, eles são feitos. E é muito comum que pessoas façam backup de suas informações em um segundo HD interno que “espelha” automaticamente o conteúdo do HD principal. Esse tipo de backup é imediato e agiliza a recuperação em caso de uma falha de disco. Mas uma falha é apenas um dos muitos desastres que podem acontecer. E em praticamente todos os outros casos um backup interno não é confiável ou, pior, absolutamente inútil.


 SATA, IDE, RAID... o que estas siglas significam? Por exemplo, imagine que você está fazendo backup em um disco interno e um ladrão invade sua casa e rouba seu computador. Nesse caso você perde o HD principal e o backup. Incêndios, enchentes ou picos de energia também podem destruir ambos os discos. E considere o risco ainda mais provável de erro do usuário. O que acontece se você acidentalmente sobrescrever um arquivo importante? 



Se um HD espelha automaticamente o conteúdo do outro, como em um array RAID 1, o arquivo também será automaticamente sobrescrito no backup. Não estou dizendo que o espelhamento é completamente inútil: se você não pode arcar com o tempo necessário para substituir um HD danificado, ele é um investimento que vale a pena. O que estou dizendo é que você também deve ter um backup em mídia externa, fisicamente separada de seu PC. 


 Isso aumenta as chances de que você irá conseguir recuperar as informações de que precisa, caso perca um arquivo, o HD ou o computador inteiro. Recomendo que o backup de seus arquivos mais importantes, aqueles que são insubstituíveis como fotos e vídeos de família, seja feito na nuvem, que provavelmente é o método mais seguro se você está preocupado com o risco de roubo, um incêndio ou enchente. Se você preferir usar um HD, escolha um modelo externo e nunca deixe-o plugado o tempo todo no computador. Faça isso apenas na hora do backup, depois desconecte e armazene o disco em um lugar seguro quando terminar.