quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alegrando o cafezinho (Latte Art)

Latte Art – técnica de criar figuras na superfície de bebidas a base de café expresso –, essas são as imagens mais comuns feitas pelos baristas.


São duas as técnicas utilizadas para esse tipo de arte: o free pour, ou pouring, quando o barista cria formas a partir da maneira com que derrama o leite sobre a xícara; e o sketching, ou grafismo, que usa calda e palitos para os desenhos.


A técnica free pour exige habilidade e muito treino. Nela, o que vai determinar o desenho é a forma de virar a leiteira, derrubando mais ou menos leite e creme sobre cada ponto da xícara. Segundo os especialistas, o maior segredo está no ponto ideal do leite.


Para conseguir a forma desejada sobre o café, os baristas primeiro derramam a parte liquida do leite no fundo da xícara e, depois, com pequenas pausas, vão arrumando a inclinação da leiteira para colocar a espuma.


Para fazer desenhos sobre a xícara é preciso incliná-la fazendo um ângulo maior com a leiteira. “O leite preferido para a latte art é o fresco tipo A. Ele deve estar frio e ser aquecido imediatamente antes de você começar a fazer o desenho. Dessa forma será mais fácil atingir o ponto certo”, explica Wagner Oliveira da Feito a Grão.  Como o leite não pode ficar quente demais,  Philipe Glazer, da The Family Coffe Shop eu uma dica para quem gosta de um café pelando: “antes de servir o café, esquente a xícara em água bem quente. Assim, ela vai conseguir manter a temperatura por mais tempo sem que precise esquentar demais o leite e o café”.


Já a técnica de sketching oferece mais possibilidades. Com a ajuda de caldas, chocolate, canela em pó e palitos, que funcionam como uma espécie de caneta, é possível soltar a criatividade desenhando sobre o leite vaporizado. “Você também pode misturar as duas técnicas fazendo formas ao derramar o leite e depois desenhar sobre eles com o palito”, disse Wagner.


Quem já possui certa habilidade para desenhar começa com uma vantagem, mas o segredo da latte art, segundo os especialistas, é prática. “Treinando bastante, em dois anos, já dá para fazer coisas bem legais. Em três, pode estar aqui, falando no meu lugar”, brincou Philipe.



Sem estas habilidades? Podemos usar o estencil.


Usando moldes vazados, dá para fazer varios desenhos.


Não tem molde vazado? Crie os seus!
Você pode usar uma tampa de copo plástico, recortar o desenho, colocar em cima do líquido e borrifar canela em pó, chocolate em pó, etc