segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Beneficios do Mel

MEL PARA AJUDAR NO COMBATE A DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

O mel ajuda a lubrificar as vias, aliviando os desconfortos causados por gripes e resfriados. Toda receita caseira de remédio antiga, daquelas dos pais ou avós, tem de ter mel, senão não é receita antiga.E eles têm razão.

Esse néctar produzido pelas abelhas tem mesmo muitas propriedades medicinais, como cicatrizante ou na cura de doenças respiratórias. Segundo Samantha Christie Enande, nutróloga da Clínica Valéria Marcondes, o mel é considerado benéfico à saúde por conter carboidratos e energia; no entanto, não significa exatamente que ele cura doenças respiratórias, mas ajuda a lubrificar as vias, o que pode aliviar desconfortos causados por gripes e resfriados, por exemplo.

Dicas:

Pode substituir o açúcar na alimentação
O mel é o melhor substituto do açúcar, justamente porque tem um grande valor energético. É rico emglicose e principalmente frutose, além de trazer em sua composição minerais e várias vitaminas em pequenas quantidades. Para utilizá-lo em sua textura normal, recomenda-se guardá-lo fora da geladeira, pois se armazenado em temperaturas abaixo de 37° C tende a cristalizar, ou seja, fica semelhante ao açúcar


Devo comer quando estou com tosse
Com certeza o consumo de mel é benéfico quando se está com tosse. Hoje, ele é um dos ingredientes mais usados para produção de pastilhas e xaropes para a garganta. Um estudo realizado pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, isolou os componentes do mel com ação antibiótica e os testou contra vários tipos de bactérias resistentes aos antibióticos tradicionais, demonstrando que seu efeito microbicida pode combater um amplo espectro de bactérias.

Não cura a gripe
Com o passar dos dias, a pessoa com gripe tem mais secreção nasal, tosse, congestão, dor de garganta e febre. Nesse caso, o mel vai agir como um agente bactericida, aliviando os principais sintomas, mas não curando a doença, uma vez que a gripe é causada por um vírus. Assim, o consumo regular do alimento apenas fortalecerá as defesas naturais do organismo.

Pode engordar
Como todo carboidrato, o mel pode contribuir para o aumento de peso quando consumido em excesso. Entretanto, ele pode ser ingerido diariamente desde que seja com moderação. Para que você possa calcular as calorias, saiba que uma 1 colher (sopa) possui 64 kcal, logo, o ideal, para não comprometer a dieta, é nunca ultrapassar 2 colheres (sopa) ao dia.


Faz bem para as crianças
O mel pode ser oferecido para as crianças, pois é um alimento energético, rico em minerais e vitaminas e com um índice glicêmico moderado. A única ressalva é para bebês de até 12 meses de idade, pois eles estão mais suscetíveis a desenvolver botulismo infantil (também denominado de botulismo intestinal) que ocorre pela ingestão do Clostridium botulinum, que irá produzir a toxina no intestino do bebê. O mel é uma fonte potencial de transmissão do botulismo, principalmente pela deficiência de fiscalização nas propriedades produtoras do mel in natura e pela suscetibilidade da imunidade do bebê em seu primeiro ano de vida.

Possui diferenças
A cor e o sabor dependem da espécie de flor de onde o néctar foi retirado. A coloração varia do branco ao marrom, sendo que os tipos mais claros têm sabor mais suave. No Brasil, as plantas cultivadas para fornecimento de mel são o cafeeiro, cambará, eucalipto, maria-mole, ingá, alecrim, entre outras. Não há um tipo de mel melhor que o outro, mas o mais apreciado é o de flor de laranjeira, por ser considerado o mais saboroso.



Aliviar a tosse
Receita: Mel com limão e própolis
Modo de preparo: Espremer 1 limão num copo e acrescentar 2 colheres de mel. Mexer com própolis até diluir e tomar.
Explicação: O mel, ao passar pela região da faringe, vai limpando o muco. Já o própolis é o antibiótico natural das colmeias, tanto é que nelas não há bactérias ou fungos. “O própolis tem um efeito antibacteriano muito relevante e estimula nossas defesas”, diz Alvarez. Já o limão é eficaz nessa mistura popular por conter vitamina C, que é imunoestimulante. O mel limpa a faringe, o própolis ajuda no combate às bactérias e o limão estimula o sistema imunológico. Ou seja, uma boa mistura. O efeito “limpante do mel”, porém, não funciona em quadros de pneumonia, pois nesse caso o muco é produzido no pulmão.