A pergunta tem duplo sentido:
(1) Quais as qualidades que fazem uma pessoa ser excelente?
E (2) o que uma pessoa excelente faz?
Duas perguntas importantíssimas para quem busca estar no topo da montanha, entre os primeiros dez, cinco ou dois por cento de sua classe, profissão, mercado ou qualquer outra área.
As respostas não caberiam em um blog post, por isso não considere o que vou dizer como único e definitivo. Que sirva apenas para despertar sua imaginação.
Uma das qualidades principais de uma pessoa excelente é ter padrões altos para si mesma. Ela exige de si o melhor desempenho. Sempre busca se superar. Não aceita fazer apenas o que é bom, mas somente o melhor — e sabe que o melhor de hoje será o bom de amanhã. Ela não perde de vista os seus concorrentes, mas seu principal motivador não são eles. Sabe que guiar-se pelos concorrentes não é liderar. Seu maior concorrente é ela mesma. Seus alvos são ditados pelos padrões que ela determina.
E claro, essa qualidade principal — ter altos padrões — dita o seu comportamento e responde a segunda pergunta: O que uma pessoa excelente faz?
Aqui vão dez coisas:
Pensa grande
É disciplinada em seu comportamento
É obstinada pelo sucesso
Odeia o fracasso
Não perde tempo com bobagens
Associa-se com pessoas excelentes
Detesta se associar com pessoas medíocres
Não despreza os detalhes
Aceita críticas que lhe ajudem a melhorar
Faz perguntas inteligentes
Teoricamente, primeiro você tem que ser excelente, para depois fazer coisas excelentes. Mas o contrário também funciona. Se você decidir fazer as coisas com excelência, e persistir consistentemente nisso, eventualmente você se tornará uma pessoa excelente.
A subida é íngreme. Poucos chegam lá. Mas a vista é maravilhosa.