Dicas simples para você deixar as desculpas de lado e organizar a sua casa a partir de hoje:
- Primeira providência: acabe primeiro com a desordem visível.
- Reflita sobre a seguinte questão: o que a sua casa significa para você?
- Procure não bagunçar ainda mais o que já está bagunçado.
- Não dá para organizar tralha. Tenha em mente que, para ter uma casa organizada, você precisa se livrar da tralha. Pegue 15 minutos por dia para ir destralhando os cômodos. Só 15 minutos! Sua casa não ficou assim da noite para o dia nem ficará sem tralhas em pouco tempo.
- Tenha as informações de emergência sempre fáceis de ver, de preferência perto do telefone.
- Faça uma lista de tarefas essenciais para fazer todo dia em casa. Aquelas tarefas que, se você não fizer, tudo vira um caos (lavar a louça, por exemplo). Atenha-se a essa lista antes de mais nada. Não perca tempo com nada em casa antes de terminá-la diariamente.
- Organize a papelada.
- Certamente você tem na cabeça uma lista de coisas que gostaria de resolver em casa. Dê uma volta pelos cômodos e anote o que gostaria de mudar. Isso te ajudará a ter metas.
- Simplifique um pouco a sua vida!
- Pare de deixar suas contas jogadas por aí. Organize-as em pastas.
- Foque em um cômodo por mês, se a organização demandar certos gastos. Não queira fazer tudo de uma vez, a não ser que você tenha dinheiro para isso.
- Mantenha a casa limpa mesmo em dias que não são de faxina.
- Se estiver adiando a arrumação de alguma coisa, utilize a tática dos 15 minutos (item 4).
- A bagunça é resultado da falta de soluções práticas no dia-a-dia. Observe as pistas que ela oferece para descobrir onde precisa atacar.
- Organização é um hábito. É tipo dieta – você precisa comer direito todos os dias para não engordar. Da mesma forma, tente não bagunçar diariamente, guardando sempre as coisas no seu lugar e buscando novas soluções para melhorar a rotina da sua família.
- Viva com menos.