segunda-feira, 12 de maio de 2014

Conheça a dieta dos dois dias


Para ficar bem nas fotos 3 x 4, que tal uma dieta 2 x 5? Nas contas de livro best seller, é possível perder peso com saúde se fecharmos a boca dois dias a cada cinco. Ou seja, a semana vai ficar mais leve – e você também!

Lançado em 2013, o livro The Fast Diet (em português “A dieta dos 2 dias”) chegou rapidamente à primeira posição dos mais vendidos nos Estados Unidos. Sucesso na terra do fast food, prega os benefícios da dieta que propõe um ritmo seminal bem diferente para sua alimentação. Também conhecida como “dieta intermitente”, ou “dieta 2 x 5”, são dois dias em “quase jejum” (consumo de 500 calorias) para cinco de cardápio liberado.

Já vimos os benefícios de malhar em jejum. A coisa é realmente séria. Um dos autores do livro, o Dr. Michael Mosley, é professor de neurociência na Johns Hopkins University. Ele mesmo foi cobaia da dieta que propõe, e alega ter perdido 8,5 kg em três meses. O volume está na cabeceira de celebridades como Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston e Jennifer Lopez.

As críticas vieram tão rápido quanto o sucesso. Especialistas em nutrição apontam que o jejum prolongado pode causar deficiência de nutrientes e desordens alimentares. Há também quem aponte a dificuldade de manter a dieta por muito tempo, já que é difícil passar pelas tentações quando estamos na presença da família e amigos. Ainda, se nos dias “liberados” seu consumo de calorias não for suficiente, seu corpo pode entrar no estado decetose, que pode causar mau hálito e fome permanente, o que indica uma desaceleração do metabolismo.

Ou seja, a melhor dieta ainda é a informação. Consulte, leia e saiba o que os cientistas estão propondo, e como as pessoas têm reagido à moda. Assim, você pode montar sua própria estratégia, desde que equilibre o consumo todos os grupos de nutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Exercícios físicos devem ser incluídos. E, mais uma coisa: milagres não acontecem.

Veja a seguir alguns exemplos de cardápios do livro:


Cardápio em jejum: 600 calorias/dia


Café da manhã (ovos pochê, torrada integral e framboesas = 288kcal) e jantar (salmão grelhado com tomates cereja e vagem = 304kcal)


Café da manhã (ovos com cogumelos e espinafre e morangos = 283kcal) e jantar (atum e cegetais grelhados = 312kcal)


Cardápio em jejum: 500 calorias/dia:

Café da manhã (aveia com blueberries = 190kcal) e jantar (frango com vegetais e uma tangerina = 306kcal).

Café da manhã (queijo cottage, pera e figo = 142kcal) e jantar (sahimi de salmão e atum, shoyo e wasabi e uma tangerina = 352kcal).

  Capa da edição inglesa do best-seller.