domingo, 1 de agosto de 2010

Economia de energia do Windows



Como ativar o recurso de economia de energia do Windows

Ajuste simples ajuda reduzir a conta de energia elétrica no final do mês. Veja como fazer isso no PC de casa ou na empresa. Em tempos de grana curta, toda e qualquer ação que se faça para economizar energia elétrica pode resultar em alguns reais a menos na conta de energia no final do mês. Um ajuste simples, feito no Windows, pode representar um economia e tanto, principalmente no caso de uma empresa que possui vários computadores.
Para se ter uma idéia do que isso significa, a General Electric espera economizar cerca de 2,3 milhões de dólares ao ano com a ativação adequada do recurso de gerenciamento de energia do Windows.

Para ter acesso a ele, vá até o Painel de Controle e selecione Opções de Energia. Na aba Esquemas de energia, selecione o perfil de equipamento desejado (para cada um, o Windows oferece opões pré-estabelecidas para controle do monitor e do disco rígido, mas que podem ser alteradas pelo usuário).

Windows_opcao_energia_01.jpg

Na aba Avançado é possível fazer com que o Windows exija o fornecimento da senha do usuário para ficar disponível. Escolha essa opção, se for o caso. Note que também pode-se redefinir as ações que o PC irá tomar quando o usuário clicar nos botões ligar/desligar ou adormecer (Stand by) do PC. Não se esqueça de clicar no botão Aplicar para que as modificações passem a valer.

Windows_opcao_energia_02.jpg

Já na aba Hibernar o usuário irá definir se deseja que o equipamento entre em estado de hibernação (a opção deve estar selecionada), salvando o que está na memória do equipamento no HD. Ao ser ativado novamente, o computador retorna ao estado em que se encontrava quando hibernou.

Windows_opcao_energia_03.jpg

Fonte: Nando Rodrigues, editor-executivo da PC WORLD