quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Quem é Katy Perry?

Não se fala em outro nome atualmente. Talvez pelo look um tanto ousado e confuso muitas vezes.
Mas quem é Katy Perry?

Foto:  Katy Perry
Katheryn Elizabeth Hudson nasceu no dia 25 de outubro de 1984 em Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos da América. É a segunda filha do casal de pastores Keith e Mary Hudson. Quando era criança cantava em igrejas, chegando a lançar um álbum de música gospel em 2001, intitulado Katy Hudson, gravado pela Red Hill Records; mas posteriormente fixou-se na música pop e pop rock, estilos que vêm sido trabalhado por Perry desde 2004. Quando criança, escutava apenas músicas gospel, pois era proibida de ouvir canções de outros estilos musicais, que eram chamados de "músicas seculares" por seus pais. Como filha de pastores, participava de escolas dominicais, acampamentos religiosos e chegou a fazer aulas de dança em um salão em Santa Barbara, onde aprendeu a dançar swing, Lindy Hop e jitterbug. Segundo a cantora, ela competia musicalmente com sua irmã mais velha porque queria "copiar sua irmã e tudo o que ela fazia" e devido a isso, praticava seu canto com fitas cassetes, que eram frequentemente roubadas por Katy para treinar. Ela performou para seus pais e eles sugeriram que ela tivesse aulas de canto. Durante um certo período, Katy cantava publicamente em restaurantes e reuniões familiares.

Foto:  Katy Perry
Ela foi batizada e aos nove anos de idade, começou a cantar no coro musical de sua igreja até os dezessete anos. Depois de conquistar seu certificado de "Desenvolvimento Educacional Geral" (em inglês GED), ela decidiu prosseguir sua carreira com a música. Durante sua adolescência, Katy passou a ouvir algumas canções proibidas por seus pais como as de Queen, The Beach Boys, Heart, Joni Mitchell, Paul Simon, Cyndi Lauper e Alanis Morissette, estilos musicais e cantores que vieram a influenciar em suas canções mais tarde. Aos quinze anos de idade, ela mudou-se de Santa Bárbara para Nashville, onde trabalhou com algumas pessoas ligadas à música country e gravou alguns Demos tape com elas, em troca de aprender a tocar guitarra.

Em 2001, Katy lançou seu primeiro álbum de estúdio, Katy Hudson, que traz onze faixas de gênero gospel. O álbum foi gravado em 2000-2001 e lançado pela Red Hill Records, totalizando pouco mais 48 minutos.
Drásticas mudanças ocorreram tempos depois do lançamento do álbum. A cantora mudou de "Katy Hudson" para "Katy Perry" pois seu primeiro nome artístico era muito parecido com a da atriz Kate Hudson e além disto, o nome 'Perry' era o sobrenome de solteiro de sua mãe. E além disso — como mostrado no videoclipe de "Ur So Gay", mais tarde em 2007 — a cantora pintou seu cabelo de louro para negro, após seu desentendimento com um namorado.

Foto:  Katy Perry
Em 2004, assinou com a Island Def Jam Records e conheceu o produtor musical Glen Ballard, com quem compôs algumas canções como "Box", "Diamonds" e "Long Shot",  que vieram a constituir o álbum (A) Katy Perry. Infelizmente, o álbum foi cancelado e algumas canções foram renomeadas e passaram a pertencer ao álbum de Kelly Clarkson, All I Ever Wanted.

Katy Perry assinou um contrato com a Columbia Records e gravou em 2005 o álbum The Matrix, que já havia trabalhado com outros cantores como Avril Lavigne, Liz Phair e Britney Spears. Nessa época, a cantora começou a chamar a atenção dos grandes produtores e executivos da indústria fonográfica. Foi lançado o videoclipe da canção "Broken". Nos estágios finais da concretização do álbum, o lançamento foi cancelado. O álbum The Matrix foi lançado pela Let's Hear It Records somente em 2009, quando Perry já havia lançado seu álbum mainstream.

Perry havia participado vocalmente e no videoclipe do P.O.D., "Goodbye for Now". Ela ainda fez uma aparição no videoclipe do Carbon Leaf, "Learn to Fly" e do Gym Class Heroes, "Cupid's Chokehold", onde possue ficcionalmente um relacionamento com o vocalista, Travis McCoy.

Foto:  Katy Perry
Seu primeiro álbum de estúdio começou a ser gravado durante 2007, mas a Capitol Records decidiu lançar primeiro o EP digital chamado "Ur So Gay" com a intenção de introduzir a cantora no mercado musical. Lançado em novembro do mesmo ano, o EP teve um bom desempenho na internet logo após Madonna elogiar a canção nas rádios norte-americanas KISS-FM e KRQQ. Perry começou a aparecer na televisão e nas rádios, mas desde então tem sido criticada pelo EP — que compara o estilo emo ao homossexualismo — que foi interpretado como homofóbico. Com seu álbum próximo ao lançamento, a Capitol Records lançou em 6 de maio de 2008 o primeiro single da cantora, "I Kissed a Girl"; a canção tornou-se polêmica mundialmente por tratar o tema homossexualismo lésbico.
Em entrevista à revista norte-americana Steppin' Out, a cantora revelou que a canção foi inspirada na atriz Scarlett Johansson, idéia que partiu de uma conversa com seu ex-namorado Travis McCoy.  Mais tarde revelou que a verdadeira inspiração foi sua amiga de infância, que tinha "brilho labial de cereja", trecho da canção. Apesar do contexto musical, Perry é heterossexual e, devido a isso, tem sido fortemente criticada pelos homossexuais — que crêem que a cantora usou a canção para ganhar dinheiro e não pela causa homossexual — e pelos moralistas — que afirmam que a canção induz as garotas ao caminho lésbico.
Foto:  Katy Perry

Segundo o site E! Online, a cantora estaria cotada para beijar a atriz Lindsay Lohan em uma performance na cerimônia do MTV Video Music Awards, que iria ao ar em setembro do mesmo ano. O single foi um sucesso mundial, alcançando o topo das paradas musicais.
A cantora criou uma grande polêmica ao leiloar um molde de seus seios, mas que visava arrecadar fundos contra o câncer. Em novembro de 2008, uma série de polêmicas ocorreram envolvendo Perry com a cantora inglesa Lily Allen, que também assinou com a Capitol Records. Em uma entrevista, Katy Perry descreveu a si mesma como "uma versão mais gorda de Amy Winehouse e mais magra de Lily Allen".  Quando ouviu a notícia, Allen protestou chamando a cantora de "cópia norte-americana" e mandando-a calar a boca. Perry pediu desculpas por ironizar o peso da cantora inglesa. Allen ainda ameaçou publicar o número do celular da cantora norte-americana no seu Facebook e ofendeu as composições de sua rival. Em 18 de Dezembro de 2008 é lançada a primeira versão do video clipe de "How Do You Sleep? do cantor Jesse McCartney, que também é seu amigo, Katy faz aparições nesse video clipe.

Seu terceiro single foi lançado em 12 de janeiro de 2009, "Thinking of You". A canção, ao contrário dos dois singles anteriores, possui como gênero a balada romântica e trata-se de relacionamentos que não deram certo. Entre 2009 e 2010, a cantora passou a ser uma atriz ocasional. Perry confirmou que fez uma participação especial no novo filme onde seu noivo Russel Brand protagoniza, chamado Get Him To The Greek. Perry também dublará a personagem Smurfette, na adaptação do filme de Os Smurfs, prevista para 2011.

Ela participou do Nickelodeon Kids' Choice Awards de 2010, onde destacou-se por seu vestido estiloso no tapete vermelho e por levar um banho do "green slime" (gosma verde) após abrir uma caixa na cerimônia de premiação  "Teenage Dream" foi lançado dia 24 de agosto nos EUA, 30 de setembro no resto do mundo, e dia 3 de setembro no Brasil.

Fonte: Wikipedia

Continua...