terça-feira, 16 de abril de 2013

Facebook admite que Home acessa seus dados pessoais e localização

Ferramenta coleta informações sobre quando os usuários interagem com o serviço, curtindo ou comentando sobre uma atualização de status, por exemplo.
 

O Facebook postou uma seção de perguntas e respostas em seu site sobre as implicações de privacidade de seu novo software “Home”, apesar de que não ter ficado claro se a empresa abordou todas as questões levantadas.

Em seu blog, a companhia disse que havia recebido "algumas perguntas sobre como o Home trabalha com a privacidade”. Em seguida colocou diversas perguntas a si mesmo sobre o Home e privacidade e as respondeu.

O Home é essencialmente um software para smartphones Android que modifica a tela inicial, entre outras coisas, para colocar fotos no Facebook e mensagens na frente e no centro dela. O post sobre a privacidade começa notando que os usuários não precisam utilizar o Home para usar a rede social, e que os usuários podem desativar a tela inicial caso a instalem e depois decidam que não querem.

Como outras partes do Facebook, diz a empresa, o Home coleta informações sobre quando os usuários interagem com o serviço, curtindo ou comentando sobre uma atualização de status, por exemplo. Ele também pode ver quando os usuários lançam outros aplicativos em seus telefones, mas não pode ver informações dentro desses apps. O post também aborda o uso de dados de localização.

Om Malik, escritor de tecnologia e fundador da GigaOm, escreveu um post muito crítico sobre o Home, dizendo que ele "destrói a noção de privacidade." Uma das principais preocupações de Malik era que o Home pode "muito provavelmente” acessar o GPS de um telefone e enviar "informação constante" de volta para o Facebook sobre a localização de um usuário.

"Então, se o seu celular não for mudado de lugar das 10h às 18h por uma semana, por exemplo, o Facebook pode deduzir rapidamente a localização de sua casa", escreveu ele. "O FB será capaz de identificar em um mapa onde é sua casa, não importa se você compartilha seu endereço pessoal com o site ou não”.

A rede social postou a questão: "O Home coleta minha localização?" e respondeu da seguinte forma: "O Facebook Home não usa localização de modo diferente do que faz o aplicativo do FB que você já tem no seu telefone Android. Você pode aprender sobre como a localização funciona na nossa Política de Uso de Dados e Centro de Ajuda”.

A Política de Uso de Dados esclarece que as informações que o Facebook coleta podem incluir endereços de Protocolo de Internet e localização de um usuário. "Por exemplo, podemos acessar dados de seu GPS ou de outro local, então podemos dizer se algum de seus amigos estão por perto”.
Não ficou claro no post do FB se o Home recolhe dados de localização mais frequentemente do que o Facebook Mobile App, e a rede social não respondeu imediatamente a uma pergunta sobre isso.