terça-feira, 25 de agosto de 2015

Brioche


A palavra deriva da palavra normanda "broyer", que significa trabalhar a massa com um "broye" ou "brie" (uma espécie de rolo de madeira para amassar). O brioche é um pão de origem francesa, que nasceu na Normandia no século XVI, feito com alto teor de manteiga e ovo. É um pão leve e ligeiramente inchado, mais ou menos bem, de acordo com a proporção de manteiga e de ovos.

O brioche é considerado uma **Viennoiserie, juntamente com os croissants, o pain au lait e o pain aux raisins e são normalmente consumidos ao pequeno almoço ou lanche. 

De massa leve e bem amanteigada, o brioche é um pão delicado e de sabor neutro. A leveza da massa se deve à grande quantidade de ovos. O brioche pode ser servido puro ou recheado. Se optar por recheio salgado, dê preferência ao queijo. mas se gostar de sabores, intensos, agregue linguiça calabresa frita e picada. Os recheios doces mais frequentes são a goiabada e o chocolate. 


Os formatos em que se pode apresentar um brioche são muito variados, assim como o sabor que o complementa, podendo ser usado como base de uma sobremesa com variados recheios e coberturas, ou como salgados, envolvendo fois gras ou salsicha, ou ainda, como brioches individuais com diversos recheios picados.

Receita básica de Brioche:



**Viennoiserie:
Muitos acreditam que o croissant é de origem francesa. Os franceses na verdade chamam este pão de “viennoiserie” já que sua origem é atribuída aos padeiros vienenses. A história ou estória é a seguinte: em 1683 (Batalha de Viena), enquanto trabalhavam à noite alguns padeiros vienenses 
ouviram o barulho que o inimigo do império turco-otomano fazia ao cavar um túnel, e ao darem o alarme sobre o que 
estava acontecendo, conseguiram impedir o êxito do ataque. 
Diz-se que para comemorar o feito, inventaram este pão com formato em crescente alusivo à bandeira do Império Otomano. O segredo do croissant está na massa, que deve ser semifolhada. A massa semifolhada possui menos gorduras, menos dobras e leva fermento biológico. As dobras são responsáveis pela separação da massa e das camadas de gordura que proporcionam a "folhagem" do croissant.


Gostou?
Compartilhe!