sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O que significa “Shalom”?


Cumprimento hebraico da novela “Os Dez Mandamentos” faz parte da cultura judaica até os dias atuais.

Ao ouvirem a palavra hebraica Shalom na novela “Os Dez Mandamentos”, da Rede Record, muitos telespectadores se perguntam o que significa.

Shalom, a princípio, significa paz, num sentido mais amplo. Em uma análise mais profunda, o termo hebraico descreve a compreensão de bem-estar completo, de que uma pessoa deseja que a outra esteja sã e salva física, espiritual e psicologicamente, além de outros aspectos da qualidade de vida (prosperidade, por exemplo). Juntando tudo, quem está bem em todos os sentidos estaria em paz.

A palavra hebraica também originou a árabe salaam, com o mesmo significado.


Em alguns trechos do Antigo Testamento, também é usada no sentido de “tudo bem”, tanto para perguntar quanto para responder sobre como alguém está. A palavra também é falada como cumprimento quando alguém chega ou sai.

No hebraico, Shalom está em várias expressões de saudação:

Shalom Adonai – Na cultura dos judeus, o nome de Deus (Javé ou Yaveh) geralmente não deve ser pronunciado, por uma questão de respeito. Assim, eles usam o termo Adonai, que significa “Meu Senhor”. Portanto, Shalom Adonai é “A Paz do Senhor”. Ao responder ao cumprimento, a outra pessoa deve falar ao contrário, Adonai Shalom.


Shalom aleikhem – Significa “A Paz sobre vós” ou “A Paz esteja com vocês”, mesmo que seja dito a uma pessoa só. Deve ser respondido também ao contrário, Aleikhem Shalom. Gerou o termo árabe Salaam Aleikum, com o mesmo significado – e que também é respondido com a ordem inversa das palavras.

Alav hashalom – Significa “sobre ele(a) a paz”, usado por algumas comunidades judaicas quando o nome de uma pessoa falecida é mencionado.

Shabat Shalom – O Shabat é o sétimo dia da semana judaica, o dia de descanso, como ensina a Bíblia. A princípio, equivale ao sábado no calendário gregoriano, mas entre os judeus começa no pôr do sol da sexta-feira e termina no pôr do sol de sábado. Deve ser um dia em que todos se distanciam das obrigações profissionais e financeiras, entre outras, para estar em harmonia com Deus e a família, além de providenciar o descanso físico e psicológico. Assim, eles se cumprimentam com Shabat Shalom, ou seja, “paz no seu descanso semanal”, ou mesmo “um sábado de paz”.