terça-feira, 18 de agosto de 2015

Problemas na comunicação

Este artigo é muito bom e tenho certeza que ajudará muita gente...
Ele foi escrito pela jornalista Patricia Lages, autora do best seller Bolsa Blindada. 
Vamos ler?

A comunicação é indispensável em qualquer tipo de relacionamento, porém, estamos vivendo uma época em que as formas de comunicação são valorizadas, mas não a maneira de se comunicar. Por quê?


Estava lendo este post muito interessante da Nubia Siqueira no blog da Cristiane Cardoso e veio de encontro a um tema que tenho analisando há algum tempo.

Resumindo, nesse post a Nubia conta a experiência de um americano que se submeteu a uma operação, mas esqueceu o celular gravando dentro da sala de cirurgia. Mais tarde, quando se deu conta de que havia gravado todas as conversas durante o procedimento, escutou a gravação e ficou horrorizado com a maneira que a equipe se comunicava e como se referiam a ele.

A equipe o insultou, menosprezou e ridicularizou a ponto do americano usar a gravação em um processo e ganhar na justiça uma indenização de 500 mil dólares (cerca de 1 milhão e meio de reais). Imagine as caras-de-tacho que as pessoas processadas (e condenadas) devem ter ficado! Além de terem perdido muito dinheiro, acabaram sendo humilhados por seus próprios comportamentos, o que é ainda pior…


Certa vez fui dar uma entrevista na TV e, antes de ir para a maquiagem, o operador de áudio colocou o microfone em mim. Mal entrei no camarim e o maquiador começou a falar mal de seus colegas de trabalho (que eu nem conhecia). Como se diz, ele começou a “descer a lenha” no povo! Quando me lembrei que estava com o microfone, fiz um sinal apontando o aparelhinho na minha roupa para ver se ele parava. Adiantou? Que nada!

Ele continuou firme na “lenha”, dizendo que o microfone não estava ligado. Conclusão: estava ligado sim e todo mundo na área técnica ouviu o que ele disse. Assim como a equipe médica do caso acima, o maquiador também foi humilhado por seu próprio comportamento.


Em outra ocasião, uma pessoa contratada para um trabalho em nosso estúdio, começou a publicar comentários nos ridicularizando em uma rede social. Isso ocorreu debaixo dos nossos narizes, pois a pessoa postou durante boa parte do dia, enquanto realizávamos o trabalho com ela ao nosso lado! Quando soubemos, a máscara de “bom profissional” da pessoa caiu na hora e ela foi cortada do trabalho. Mais um caso em que alguém se vê em maus lençóis por seu próprio comportamento.

Qual item básico você acha que faltou nesses 3 casos de má comunicação? 

Livros da jornalista Patricia Lages

Com certeza faltou ética, respeito pelo trabalho alheio. 
E você o que acha?