sábado, 15 de agosto de 2015

Mural de Inspirações ou de Sonhos


Quadro dos sonhos, mural de fotos, painel de inspirações, colagem criativa, mapa do tesouro... há vários nomes para esse interessante projeto que lá fora também é conhecido como dream board ou vision board. Mas do que realmente se trata, você deve estar se perguntando.

Um quadro dos sonhos é uma coleção de imagens e notinhas anexadas em algum lugar onde você possa visualizar facilmente todos os dias.

Além de ser bonito visualmente e decorar algum cantinho da sua casa, ele traz mais significado do que você imagina. O mural dos sonhos é na verdade uma representação visual de tudo aquilo que você deseja para si. O que quer fazer, o quer quer ser, o que deseja ter em sua vida.

É como se fosse um lembrete diário de tudo aquilo que você sonha para sua vida. Apenas imagine: você visualiza aquele painel todos os dias ao acordar. Vê com os próprios olhos todos os seus sonhos ali em imagens. Acaba mentalizando e atraindo ainda mais esse desejo para si. 

E vai ser ótimo se você estiver de alguma forma se sentindo cansada, estagnada ou com algum problema que impede você de realizar alguma coisa, pois esse painel de “visão” irá motivar você e clarear sua mente. Esse painel vai te fazer lembrar todos os dias que não há por quê desistir, e de onde você quer chergar.


Um quadro dos sonhos ainda te ajuda a responder três questões básicas a fim de te fazer refletir sobre como conquistar seus desejos:

1. Se o dinheiro, o medo e a opinião alheia não forem fatores que impedem a realização dos seus desejos, o que é?

2. De que maneira suas crenças ou relacionamentos impedem você de realizar suas metas?

3. No que você precisa acreditar, ou fazer, para conquistar essas coisas?

Essa reflexão é fundamental para você trabalhar vários fatores dentro de si, relacionados à saúde, espiritualidade, relacionamentos e carreira, trabalhando assim um meio de realizar todos os seus projetos pessoais. Então, por que não começar a montar o seu painel agora?

Como fazer o seu quadro dos sonhos

O dreamboard, ou quadro dos sonhos, é uma técnica psicológica motivacional cujo objetivo principal é nos fazer lembrar todos os dias das nossas grandes motivações, dos nossos maiores sonhos, desejos; e por incrível que pareça, sim, colocá-los no papel faz com que, em grandessíssima parte das vezes, eles se tornem reais.

Existem vários métodos de fazer o seu quadro ou mural. Você pode escolher os materiais que preferir, e aqui damos algumas ideias:

Passo 1 - Autoconhecimento: Antes de mais nada é preciso que você saiba quais são os seus sonhos. E aí, você conhece o suficiente de si mesmo para isso? Se sim, vá direto ao Passo 3. Se não, Passo 2.

Passo 2 - Uma ajudinha para saber onde desejamos chegar, é preciso uma boa dose de autoconhecimento, isso é fato. No entanto, boa parte de nós, diante da correria do dia-a-dia, acaba deixando esse "pequeno detalhe" de lado e, pasmem, em algum momento essas lacunas precisarão ser preenchidas. Por que não aproveitar agora e começar a pensar a respeito? 

Passo 3 - Brainstorm (Dreamstorm)
Certo, digamos que agora você já tem na ideia, na mente, quais são seus sonhos. Mas ainda é muito vago, não é concreto ou certeiro o bastante para que nossa mente possa interpretar da forma como deve. Oh céus, o que fazer? Calma, calma! Keep calma and cola aqui. Se você é desses que, como eu, quando pensa demais tem a sensação de confusão mental, bem vindo ao time, que bem, é bem grande, por sinal. Stay cool, esse momento é crucial para que possamos ter o máximo de proveito possível, ok?

Faça o seguinte: pegue um papel, qualquer papel, até a embalagem do pão vai servir. Pegou? Ótimo! Agora pegue uma caneta, lápis ou qualquer coisa que risque e rascunhe tudo o que lhe vem à cabeça quando faz a si mesmo a pergunta: "O que eu realmente quero?"; sem pensar muito, deixe que as informações surjam em meio ao caos. O "realmente" deve ser, impreterivelmente, considerado. Ele é o "x" da nossa equação. Seus sonhos só terão força o bastante para serem sonhados se forem o que vocêrealmente deseja.

Passo 4 - Organizando as Ideias
Agora pegue o rascunho que fizemos no passo anterior e reflita acerca do que você colocou ali. Você já consegue identificar quais lhe chamam mais a atenção? Caso sim, reescreva-os; agora, de forma organizada. 

Caso contrário, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
Quando eu morrer, pelo que quero que as pessoas se lembrem de mim e me reconheçam?
Se minha vida fosse perfeita, como ela seria?
O que você faria se tivesse só seis meses de vida? Aonde você iria? O que deixaria de fazer imediatamente? O que começaria a fazer imediatamente? Que conselhos você daria? O que você gostaria de falar? Você vai ter realizado os seus sonhos?
Você ganhou R$ 10.000.000,00, mas só pode ficar com este dinheiro se estiver trabalhando. O que você faria? Com o que você trabalharia mesmo de graça? Que negócio você teria?

Estas são apenas algumas das perguntas que podem ser feitas. Use sua criatividade e faça, sem medo, a si mesmo, as perguntas que mais lhe forem inconvenientes. Sim, aquelas às quais você morre de medo de responder; aquelas às quais você sempre foge. Vamos, é hora.

Passo 5 - Criando uma identidade visual para os seus sonhos
Nós humanos, especialmente depois da pós-modernidade, nos tornamos extremamente influenciados e influenciáveis pela visão. Somos seres extremamente visuais. Que melhor forma, então, de induzir a nós mesmo para que comecemos a pensar acerca dos nossos sonhos? Fazendo a propaganda deles. Sim, exatamente. Não, eu não estou louca. Você vai fazer a melhor peça publicitária que você já teve que fazer na vida. O público-alvo? Você mesmo.Criar uma boa identidade visual para os sonhos escolhidos será fundamental para que você sempre se lembre do quanto aquilo lhe fará sentir bem quando alcançado. 

Portanto, selecione algumas imagens, de onde quer que sejam, que o arremetam aos seus sonhos.

Passo 6 - Fazendo o seu Quadro dos Sonhos
Esse é o momento de abusar da criatividade. Ilimite-se. O meu, como vocês podem ver abaixo, eu fiz com imagens retiradas da internet, usando um editor de imagens para fazer uma colagem que me agradasse. No entanto, você pode fazer como preferir: usando recortes de revistas, jornais; desenhando, com elementos da natureza. It's up to you!


Se você teve paciência de ler até aqui, acredite, esta é a melhor parte, e também a mais fácil, de todo o processo. Agora é só colocar a mão na massa! 

Muito bom não é?
Eu vi aqui e aqui

Gostou?
Compartilhe!