terça-feira, 11 de agosto de 2015

Dicas: Camisa Social Masculina

A camisa social continua absoluta como uma das peças mais elegante para os homens. Uma peça para uso diário que pode ser usada para situações formais, como reuniões de trabalho, entrevistas; ou para momentos casuais, como uma ida para balada ou aquele encontro com a gata.

Porém, se mal usada, a camisa social tira todo aspecto de elegância e imprime uma ar de desleixo. Sabe aquela golar larga, o comprimento grande demais, o ombro que não encaixa… É um sinal que aquela camisa não caiu bem em você.

A Real Men Sytle criou esse infográfico super bacana com algumas regras sobre o caimento ideal de uma camisa social. Confira:


Colarinho
O ideal é que ele encoste no seu pescoço, mas não te enforque. Você tem que conseguir colacar pelo menos um dedo dentro dele sem ter que forçar. Mais, ou menos, que isso está errado.

Ombro
A linha vertical da camisa tem que estar alinhada aonde termina seu ombro e começa o seu braço. Se ela estiver muito próximo do seu pescoço, ela vai ficar apertada, limitando seus movimentos. Se estiver muito larga, vai dar a impressão de ser uma ombreira bufante.

Cintura
Para começar, os botões tem que fechar tranquilamente, sem a impressão que vão explodir. Segundo: o caimento da camisa deve seguir caindo do osso da sua costela, sem muitas sobras dos lados.

Braço
A manga da camisa tem que ser uma levemente mais larga no cotovelo do que no punho. Tem que haver um pouco de tecido sobrando quando o braço ficar reto para que você consiga dobrar o braço confortavelmente. Lembrando que não pode ficar sobrando tecido demais nem em cima, nem embaixo.

Punho
Deve haver um pequeno espaço entre o punho da camisa e o seu pulso. O suficiente para que você consiga usar um relógio confortavelmente sem começar a perder a circulação de sangue no braço.

Manga
Nada de vestir camisas como o Menino Maluquinho. Sabe aquela bolinha que você tem na lateral da mão? É exatamente ali que a camisa deve acabar. Se ele estiver muito larga pode atrapalhar o simples ato de abrir e fechar a mão.

Comprimento
Para saber o se a camisa está no comprimento certo, tira-a de dentro da calça: ela deve ter o tamanho exato para cobrir o seu cinto. Lembrando que a camisa deve ter o mesmo comprimento em todos os lados, para que você possa coloca-la para dentro da calça sem maiores problemas.


Obs.:
Dado as dicas, fica difícil comprar uma camisa que acerte 100% em todos os quesitos. Se você tiver grana sobrando, mande fazer uma sobre medida para você. Se não, vá numa costureira que ele consegue apertar e deixar aquela peça ideal para o seu corpo.

Para quem sabe falar inglês, recomendo o vídeo abaixo que explica um pouco melhor dos estilos diferentes de camisas sociais que existem e qual o caimento certo que elas devem ter em você. Dá uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=Evsecm1RiEA


Gostou?
Compartilhe!