quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cantinho dos estudos


Montar um lugar para as tarefas do colégio ajuda a melhorar o desempenho escolar

Estudo é coisa séria: todo mundo sabe. E não dá para usar só a escola para isso. Em casa, os pais devem incentivar os filhos a fixarem o que aprenderam nas aulas. Em qualquer local? Claro que não. O ideal é ter um lugar reservado só para fazer o dever, concentrar o material escolar que não estiver na mochila, preparar as pesquisas. Que tal montar um cantinho só para os estudos?


Especialistas garantem que ter um local apropriado para realizar as tarefas do colégio ajuda a melhorar o desempenho escolar. "A criança saberá que aquele é o ambiente de estudo dela, que ali encontrará tudo que precisa para realizar suas atividades sem distrações. Se não há com o que se distrair, seu desempenho aumenta. Os pais não deverão permitir que a criança faça as atividades cada dia em um lugar", orienta a pedagoga e psicopedagoga clínica Simaia Sampaio.

Para isso, devem escolher bem o local onde o tal cantinho será montado. De acordo com a também psicopedagoga Maria Elisa de Mattos Pires Ferreira, o melhor lugar é onde a criança terá menos chance de se distrair. "Evite os espaços barulhentos, onde transite muita gente ou onde haja conversas, rádios ou TVs ligados. Deve haver boa iluminação - preferencialmente natural -, ser alegre, limpo e sem poluição visual", orienta.