quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que funciona neste feriadão de Corpus Christi em SP



Na capital paulista, o transporte público funcionará em esquema especial para o feriado de Corpus Christi. A maioria dos supermercados funcionará normalmente. Os parques estarão abertos ao público.

Abastecimento
Quinta: mercados Lapa, Pinheiros e São Miguel fechados. Os mercados Central Leste, Penha, Guaianases, Ipiranga, Tucuruvi, Sapopemba, Vila Formosa e Teotônio Vilela funcionarão até as 13h. Os mercados de Pirituba e Santo Amaro permanecerão abertos até as 14h e o Kinjo Yamato até as 15h. Todos os sacolões atenderão nos locais e horários habituais, com exceção do sacolão de Cidade Tiradentes, que funcionará das 8h às 14h. As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais. 

Assistência Social
Quinta: funcionam os serviços de emergência e acolhida (abrigos, Casas de Acolhida, Central de Atendimento Permanente e de Emergência, Centros de Referência da Criança e do Adolescente, e Centros de Acolhida). Permanecem fechados: o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, Loja Social, Centro da Juventude, Restaurante-Escola, Centro para a Criança e Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social, Coordenadoria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social.
 
Bancos
Quinta: agências fechadas.
Sexta-feira: horário normal. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem no feriado poderão ser pagos na sexta, sem incidência de multa.
Sábado e Domingo: agências não funcionam no final de semana.

Correios
Quinta: agências fechadas.
Sexta: horário normal.
 
Cultura
Quinta: bibliotecas de bairro fechadas. Funcionam o Teatro Cacilda Becker, Museu do Teatro Municipal (das 10h às 17h, Monumento à Independência, Capela do Morumbi, Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Capela do Morumbi, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Galeria Olido (a partir das 13h). Centros Culturais São Paulo e Ruth Cardoso abertos das 10h às 18h, com sessão de cinema até as 20h.
Sexta: bibliotecas de bairro fechadas. Centros culturais São Paulo e Ruth Cardoso abertos das 10h às 20h.
Sábado: bibliotecas de bairro com horário normal. Centros culturais São Paulo e Ruth Cardoso abertos das 10h às 20h.
Domingo: Centros culturais São Paulo e Ruth Cardoso abertos das 10h às 18h, com apresentação até 20h.
 
CPTM
Quinta: linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 11-Coral funcionam normalmente, com horário de domingo.
Sexta: operação normal de dia útil.
Sábado: operação normal de sábado.
Domingo: operação normal de domingo.
Nas demais linhas, fluxo será alterado nos quatro dias para execução de obras nas vias. Confira as alterações:
Linha 9-Esmeralda: composições circularão entre as estações Grajaú e Presidente Altino. O trecho que liga esta última a Osasco estará bloqueado. A mesma interrupção ocorrerá no sábado.
Linha 10-Turquesa: intervalos de saída de trens passam de 15 para 20 minutos na quinta-feira. No domingo, os trens que operam nessa linha não farão parada em Tamanduateí, devido às obras na nova estação. No sábado, a operação será normal.
Linha 12-Safira: operará com intervalos de 25 minutos na quinta-feira. O mesmo intervalo será repetido a partir das 20h de sábado, dia 5, e durante todo o domingo, 6.
 
Educação
Quinta a domingo: creches e escolas municipais sem aulas. Nos CEUs, as atividades culturais e esportivas seguirão os horários habituais.
 
Esportes
Quinta a domingo: equipamentos esportivos abrirão em sistema de plantão. Não haverá aulas e atividades diárias com os professores e treinadores, mas os espaços ficarão abertos.
 
Hospitais
Quinta a domingo: hospitais, serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas e prontos-socorros funcionarão ininterruptamente. As demais AMAs atendem das 7h às 19h, todos os dias. Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades fechados nos quatro dias.
 
Metrô
Quinta: funciona normalmente, com horário de domingo. A Linha 1-Azul disponibilizará 16 trens no pico da manhã e no vale e 17 no pico da tarde. Na Linha 3-Vermelha, serão 15 trens no pico da manhã e no vale e 17 no pico da tarde. Na Linha 2-Verde, 9 trens estarão disponíveis o dia todo e 3 na Linha 5-Lilás.
Sexta: operação normal de dia útil.
Sábado: operação normal de sábado.
Domingo: devido à realização da Parada do Orgulho GLBT, a Linha 2-Verde operará em caráter especial. Serão 9 trens no pico da manhã e 13 no vale e pico da tarde. Estão programadas 617 viagens. As demais linhas, 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás, oferecerão a quantidade comum de trens para um domingo típico.
 
Ônibus
Quinta e domingo: frota de ônibus intermunicipal na Grande São Paulo opera com 50% das viagens programadas para os dias úteis.
Sexta e Sábado: opera com 75% das viagens disponibilizadas em dias úteis.
 
Parques
Quinta a domingo: todos os parques municipais abrirão nos horários habituais.
 
Rodízio
Quinta: suspenso. Veículos com placas de final 7 e 8 estão liberados para circular.
Sexta: volta a vigorar. Estará proibida a circulação de veículos com placas que terminem em 9 e 0.
Sábado e domingo: não há rodízio no final de semana.
 
Subprefeituras
Quinta a domingo: Praças de Atendimento fechadas.
 
Supermercados
Quinta: cada rede adota o seu sistema de trabalho no feriado. A maioria das unidades deve funcionar.
Sexta a domingo: funcionam conforme horário previsto para cada dia.
 
Trabalho 
Quinta e sexta: Centros de Apoio ao Trabalho (CAT), CAT Móvel e agências do São Paulo Confia fechadas.
Sábado: Unidades do CAT abrem das 8h às 14h. CAT Móvel e unidades do São Paulo Confia fechadas.
Domingo: serviços fechados.