sexta-feira, 18 de junho de 2010

Você acha que Deus precisa de GPS?

“E o SENHOR disse: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.” Êxodo 3:7-8

O que estava acontecendo com o povo de Deus? 
Eles estavam sendo oprimidos, vivendo como escravos no Egito. Sua opressão crescia ano após ano, até que chegou num ponto que eles não aguentaram mais e clamaram a Deus.
 
O mesmo acontece com muitas pessoas hoje em dia. Quando aparece um problema elas continuam contornando a situação até não saber mais o que fazer. Só quando elas chegam ao fundo do poço, que acordam e clamam pela ajuda de Deus.

O povo de Israel fez o mesmo; enquanto podiam lidar com a opressão da escravidão, suportaram-na até que seu desespero chegasse ao limite. Então o que aconteceu depois? Deus VIU, OUVIU e DESCEU.
Contudo, o ponto principal que muitos não compreendem é: o povo de Israel estava sofrendo no Egito, mas Deus desceu ao Monte Sinai também conhecido como Monte Horebe, e não onde o povo de Israel estava. 

Por que? Você acha que Ele se perdeu? Precisava de um GPS? Não! Ele tampouco precisava de um Visto. 

O que muitos não se dão conta é que mesmo que clamamos a Deus, apesar dEle ouvir, ver e descer para nos salvar repetidas vezes, Ele nos ajuda da Sua maneira e não da nossa. Ele é Quem decide como as coisas irão acontecer, e como irá nos libertar. Quando somos "escravos" no Egito não estamos em condições de dizer-Lhe como fazê-lo.

O Monte Sinai é um símbolo de que o impossível pode se tornar possível, e de que o fraco pode se tornar forte. Além disso, ele também é um aviso de que Deus vê e se lembra de seu povo, e não os deixa à mercê de seus opressores. Sinai é a única montanha na face da terra onde Deus escolheu e decididamente mudou o destino de Seu povo.
É por isso que vamos lá! Quando estamos de pé no cume daquela montanha, a nossa fé é mais elevada. Todos esses fatos vêm à tona porque não estamos apenas lendo sobre o Monte Sinai, ele está ali diante de nossos olhos!

Desde a primeira vez que fizemos isso em 1980, milhares de pessoas têm conseguido grandes vitórias, e têm dado testemunhos maravilhosos, como resultado das suas orações feitas a Deus, das lágrimas derramadas, e dos "sacrifícios", apresentados nesta montanha.

Hoje você pode não ser fisicamente um escravo, mas alguns estão escravizados por seus problemas sejam eles quais forem: doenças, problemas financeiros, espirituais, familiares. E o que você tem feito? Ido à igreja e buscado a Deus para mudar sua vida? Ele já desceu, mas está esperando você vir encontrá-Lo - aonde? No Monte Sinai.

Sempre na fé,
Pastor Antonio Moraes