Morar em um espaço reduzido não precisa ser sinônimo de viver com aperto. Com um bom planejamento, é possível ganhar medidas extras e criar ambientes confortáveis. Confira algumas dicas do Site http://casa.abril.com.br/ :
Circulação sem empecilhos em 40 m².
Logo que se separou, a psicóloga quis se mudar rapidamente para este dúplex de 40 m². Porém sem improvisos na decoração. "Ela tinha peças reunidas ao longo da vida e queria exibi-las de forma organizada em ambientes acolhedores", lembra Patrícia Monteiro, autora do projeto com o sócio, Alex Geraldi - ambos são designers de interiores. Para aprontar tudo em tempo, os profissionais investiram na renovação do piso e das paredes. Na hora de definir a disposição dos móveis, privilegiaram a boa circulação. "Substituímos o antigo sofá com chaise da moradora por um modelo mais enxuto, que vira cama", diz Patrícia.
Sala vira quarto de hóspedes |
1. Grande demais, o sofá com chaise, que a moradora tinha, ocuparia muito espaço na sala. Os designers Patrícia Monteiro e Alex Geraldi sugeriram substituí-lo por um sofá-cama sem braços (Etna), que poupa espaço e ainda permite receber hóspedes. 2. Em frente à parede de 1,45 m de largura, a mesa lateral de 80 cm de diâmetro (Artefacto), acompanhada de cadeiras Victoria Ghost (Kartell), compôs o canto de refeições. Transparentes, os móveis deixam o visual leve. 3. Na cozinha, só caberia um frigobar. Mas a moradora não se contentava com essa ideia. A solução foi colocar a geladeira na sala. Optou-se por um modelo antigo, pintado de laranja, que se integrou à decoração.
4. Como a prioridade foi preservar a circulação, a sala não tem mesa de centro. Quando a proprietária recebe os amigos e precisa de um apoio extra, a mesa lateral Tulipa (Marché Art de Vie) serve ao propósito. 5. Em vez de tapete, uma passadeira (By Kamy) cobre o piso: o acessório forma uma passarela ligando a entrada à varanda.
6. Manchado, o armário de laminado da cozinha recebeu tinta de lousa preta e incorporou a função de painel de recados. ´´Além de renovar a superfície, o móvel agora acompanha os tons escuros do andar térreo``, diz Patrícia.
7. No lavabo diminuto, as paredes revestidas de jacquard preto (Entreposto), tecido aplicado sobre uma fina camada de espuma, ressaltam o espelho veneziano da década de 1950, herança de família da moradora.
8. A cama box no tamanho queen (1,58 x 1,98 m) preenche quase todo o espaço do quarto. Por isso, as portas de correr do armário ganharam espelhos (Guardian). ´´O reflexo dá a sensação de profundidade``, explica Patrícia. O branco nas paredes e nos móveis do quarto faz a área parecer maior. Acima da cabeceira comprada pronta (Artefacto), há réplicas de gravuras assinadas por Andy Warhol. Manta da Missoni Home.
Texto: Lucila Vigneron Villaça
Ilustrações: Carlos Campoy