terça-feira, 26 de abril de 2011

Dieta volumétrica

Segundo o portal  R7, com a dieta volumétrica é possível emagrecer comendo muito, até comer doces e frituras de vez em quando. Será?
Vamos entender como esta dieta funciona...



Enganam-se aqueles que acreditam que regime é sinônimo de comer pouco. Para emagrecer, não é necessário ficar horas sem se alimentar e, muito menos, podar a quantidade de comida colocada no prato. Pelo menos é o que pregam os criadores da dieta volumétrica.


Criado pela cientista norte-americana Bárbara Rolls, professora da Universidade da Pensilvânia (EUA), esse regime tem por base um cardápio farto. O segredo é apostar em alimentos volumosos, ricos em água e em fibras (solúveis e insolúveis), que dão sensação de saciedade por mais tempo.


Segundo a nutricionista Mariana Del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira de Estudos Sobre a Obesidade), a dieta volumétrica é uma boa saída para quem tem necessidade de comer em grande quantidade.

- Os estudos realizados pela equipe de Bárbara mostram que tendemos a consumir sempre o mesmo volume de alimentos em todas as refeições. Portanto, diminuir as porções de comida em cada refeição faz com que o paciente acabe desistindo do regime.


Mas não basta comer muito de qualquer alimento. A nutricionista Elaine de Pádua, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que as fibras solúveis - presente nos grãos como feijão, lentilha e grão-de-bico e nas frutas como banana e maçã - misturadas com água , acabam “inchando” o estômago.

É por isso que proporcionam a sensação de saciedade e tiram a vontade de comer mais e mais.

- As fibras insolúveis, presente nas folhas das verduras, ajudam a retardar o esvaziamento do estômago e, consequentemente, a não absorver grande quantidade de gordura.

Para Elaine, com a nova dieta, é possível ter um consumo satisfatório de comida, sem restrição ao longo do dia. Assim, não será preciso compensar com alimentos gordurosos.

Dicas para pôr no prato

Abuse de sopas, saladas, gelatinas, frutas frescas e verduras, principalmente antes das refeições principais. Isso vai ajudar a preencher seu estômago. Mas vá com calma na hora de temperar a saladinha, alerta Mariana.

- Vale lembrar que azeite possui alta densidade energética. Prefira vinagre ou limão.

Aposte ainda em trocas inteligentes. Em vez de optar por um alimento sem fibras, como os pães feitos com farinha branca, escolha os feitos com farinhas integrais. O mesmo vale para o arroz - melhor o integral.

Liberados

Aquelas longas listas de restrições alimentares, bastante comuns nas dietas para perda de peso, não fazem parte da volumétrica. Frituras, doces, bolachas e outras guloseimas estão liberados. Isso mesmo. Além de poder comer baste durante o dia, você poderá petiscar, de vez em quando, quitutes mais calóricos e gordurosos. Mas, como em todas as outras dietas, com bastante cautela e sem abuso.

Esses alimentos são facilmente digeridos, o que não ajuda a saciar a fome, principal segredo da volumétrica. A dica, antes de cair na tentação, é comer um alimento fibroso, pois ele o ajudará a queimar a gordura e não deixará você exagerar na guloseima.


O que você achou? Vai tentar??