domingo, 18 de dezembro de 2011

Buquês para noivas

A tradição do buquê ou bouquet de noiva é ligada a simbologia da vida. As flores são os órgãos reprodutores das plantas, portanto está ligada a fertilidade. Fala-se que o buquê surgiu na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos.

Via www.pontape.com.br
Na Idade Média a noiva fazia o trajeto a pé para a igreja e no caminho recebia flores ou ervas e temperos para trazer felicidade e boa sorte. Ao fim do trajeto ela tinha já formado um buquê e cada um destes presentes tinha um significado referente.



Via www.pontape.com.br
Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos foram tornando-se mais sofisticados e os buquês passaram a ser escolhidos por causa do significado das flores.

Você deve escolher um buquê de acordo com seu vestido e personalidade.


Algumas sugestões:

  Via  Casamenteiras
Bouquet: personalidade da noiva e decoração do espaço

Se não tiver ideia do tipo de bouquet que gostaria de levar, lembre-se de que este deve estar em a condizer com a decoração do espaço (igreja e copo d’água).

Via noivinhafeliz.com.br
O bouquet deve ser escolhido juntamente com o decorador/florista, ser alegre, elegante, e estar em harmonia com a personalidade e o estilo da noiva. Se a noiva for extrovertida, poderá levar um bouquet cheio de cor, original, ousado e divertido. Se, pelo contrário, for tímida, poderá ter um ramo mais discreto, pequeno e convencional.

Via  noivas.net
As mais conservadoras poderão levar ramos de uma só cor, flores do mesmo tamanho e variedade. Há ramos para todo o estilo de noivas: românticas, melancólicas, serias e divertidas.
Via casamento.culturamix.com



Via  muitochique.com
Bouquet: estilo e vestido de noiva
O estilo, cor e desenho do vestido de noiva são um dos aspectos mais importantes na elaboração do bouquet. O ramo é um complemento do vestido, e deve por isso estar em sintonia total com o desenho do vestido. 
Via  decoracoesstaub.blogspot.com
 Um vestido com cauda e véu caído, pede um ramo em cascata. A cor do vestido também ajuda a definir a cor das flores.
Via  todaperfeita.com.br
 Vestidos bordados pedem bouquets simples. O contrário também é valido. Se o vestido é simples podemos optar por ramos mais elaborados e coloridos. 
Via  www.mundodastribos.com
 O bouquet deve ter em conta o tom de pele, a cor de cabelo e de olhos da noiva. Embora não existam regras definidas, pois tudo depende do gosto da noiva, poderá optar pelos contrastes ou, pelo contrário, pela harmonia entre os vários tons.
Via  ded-eventos.blogspot.com
 Bouquet e fisionomia da noiva
Para além do vestido da noiva, a sua fisionomia deve ser tida em conta. O tamanho do ramo deve ser proporcional ao da noiva.
Via  estilo.uol.com.br
 1 Se a noiva é alta e magra, o bouquet poderá ser médio ou grande, armado ou caído.
Via  casandodeveu.blogspot.com
 2  Se é alta e forte, o bouquet deverá ser médio, sem muito volume.
Via buquesdenoiva.blogspot.com
 3 Pequena e magra, não deverá levar um bouquet demasiado grande. O mais indicado talvez seja um bouquet pequeno e arredondado.
Via  atelierdocasamento.com.br
 4 Pequena e forte, os bouquets mais apropriados são médios, embora com um formato pouco definido.

Via  muitochique.com
Via  zankyou.terra.com.br

Alguns conselhos sobre o bouquet:
  • A noiva deve sentir-se cómoda enquanto transporta o bouquet, dando a sensação de que este acessório faz parte de si e da imagem global. Atenção aos bouquets com pé muito largo, podem ser pouco práticos difíceis de ter na mão.
  • Tenha cuidado com as flores, podem deixar manchas ou nódoas no vestido de noiva.
  • Se o ramo for entregue um dia antes do casamento, não se esqueça de o colocar em água e, depois, limpar para não molhar o vestido.
  • A época do ano: se escolher flores de época, serão mais baratas e mais fáceis de arranjar.
  • Ao entrar na igreja lembre se que o bouquet deverá estar mais ao menos ao nível da cintura.

Fontes & Créditos:  Casamento click