Em parceria com Intel e TIM, intenção da empresa é atrair consumidores interessados em comprar a primeira máquina
A Intel, a TIM e a Magazine Luiza firmaram uma parceria para vender notebooks e desktops com acesso pré-pago à Internet incluso. A oferta é voltada principalmente às famílias que desejam comprar seu primeiro computador.
Todas as máquinas vêm com Windows 7 – Basic ou Starter – e processador Intel – Dual Core ou i3, além do modem 3G. A memória pode ser de até 6GB e o disco rígido, de 500GB. Os preços variam de 899 reais a 1399 reais, com modem 3G incluso.
A grande novidade é que o plano de Internet ao qual o cliente estará vinculado é pré-pago: o Infinity Web da TIM, em que o usuário paga 1,99 reais apenas nos dias em que usar o serviço. Portanto, caso se conecte em 15 dias do mês, despenderá 30 reais em créditos, que podem ser adquiridos pelo portal da operadora
“O modelo da internet Pré-paga tem sido muito bem sucedido em outros países como uma forma de levar a banda larga à população de uma forma economicamente sustentável. A inovação deste lançamento está não apenas no modelo de negócio, mas também na simplicidade da ativação – o consumidor sairá da loja com seu computador conectado na internet”, afirmou Fernando Martins, presidente da Intel Brasil.
Há algumas limitações, porém. O usuário terá direito a um consumo diário de 80MB, e, se ultrapassá-lo, terá a velocidade de acesso – de 1Mbps – reduzida. Além disso, a estabilidade do 3G costuma ser menor que a por cabo, de modo que oscilações na conexão são comuns.
Vale lembrar, também, que pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) é possível assinar plano com mesma velocidade, mas consumo menor – apenas 300MB – por 35 reais mensais. Ou seja, caso o internauta passe 20 dias conectados, pagará mais no Infinity Web do que gastaria com o PNBL.
Ainda assim, a oferta foi bem recebida pelo Governo Federal. Segundo Maximiliano Martinhão, Secretário de Telecomunicações, o Ministério das Comunicações está estudando formas para acelerar a adoção de pacotes de dados pré-pagos. “Não afastamos a possibilidade de reduzir ou isentar tributos federais para estimular essas iniciativas, com foco na oferta de banda larga as classes C, D e E”, disse.
A vocação para ser o primeiro computador da casa pode ser vista também pelos programas incluídos no pacote. Junto com a máquina, o cliente ganhará um DVD com um curso de inglês da British Council, o Intel PC Basics (um passo-a-passo para aprender os principais recursos do Windows) e o Skoool, que traz uma biblioteca digital com simuladores e atividades educacionais para cada fase de ensino.
“Este tipo consumidor tem muito claro o quanto ele tem condições de investir, tanto na aquisição do equipamento quanto no orçamento mensal,” explicou Martins. “A solução é reduzir o custo total de propriedade, ao mesmo tempo em que ampliamos a capacidade de ele controlar seus gastos. Acreditamos que esta oferta poderá ajudar a ampliar a penetração de banda larga no País”.
Os computadores estarão à venda a partir deste final de semana nas lojas da Magazine Luiza em São Paulo, Campinas e Sorocaba. Pessoas de outras regiões também poderão obtê-las, mas só pelo site da empresa, www.magazineluiza.com.br.
Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!
21-12-2011 Via PCWorld