Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para
que eles sejam um, assim como nós. - João 17:11
Unidade. União. Igualdade.
Essas são as marcas inabaláveis do nosso Deus. No início dos tempos, vemos a Sua unidade agir através da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Deus, o Pai está lá criando o céu e a terra. O Espírito está se "movendo sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). E o Filho, que é "o resplendor da glória de Deus e a expressãoexata do Seu ser" (Hebreus 1:3), se juntam para falar e trazer a existência ao mundo. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Os três estão em perfeita união de mente e propósito. Pai, Filho e Espírito Santo estão em pura unidade. Eles servem um ao outro, amam um ao outro e honram um ao outro. Apesar de iguais, eles se alegram quando o outro é louvado. Apesar de distintos, eles são um, indivisíveis. . E por essa relação ser tão especial - tão representativa da grandeza e do esplendor de Deus - Ele escolheu nos deixar experimentar um aspecto disso. No relacionamento único entre marido e esposa, dois indivíduos distintos estão espiritualmente unidos em "uma só carne" (Gênesis 2:24). E "o que Deus uniu, ninguém o separe" (Marcos 10:9). Na realidade, esse mistério é tão sério - e o amor entre marido e esposa tão entrelaçado e completo - que Deus utiliza a imagem do casamento para explicar o Seu amor pela igreja. A Igreja (a noiva) é mais honrada quando o seu Salvador é adorado e celebrado. Cristo (o noivo), o qual se entregou a si mesmo por ela, é mais honrado quando ele a vê "como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável" (Efésios 5:27). Ambos, Cristo e a Igreja, amam e honram um ao outro. Esta é a beleza da unidade.
Marido - O que aconteceria em seu casamento se você se dedicasse em amor, honra e serviço a sua esposa em todas as coisas? O que aconteceria se você determinasse que a preservação da sua unidade com sua mulher é digna de todo o sacrifício e expressão de amor? O que mudaria em seu lar se você tomasse essa abordagem em seu relacionamento como base diária?
Esposa - O que aconteceria se você estabelecesse como missão fazer tudo possível para promover proximidade de coração com o seu marido? O que aconteceria se qualquer ameaça a unidade de vocês fosse tratada como veneno, câncer, um inimigo a ser eliminado pelo amor, pela humildade e renúncia? Em que se tornaria o seu casamento se você nunca mais estivesse disposta a ver a unidade de vocês destruída?
Então, ame este que é parte do seu corpo tanto quanto você. Sirva a este cuja necessidade não pode ser separada da sua própria necessidade. Honre este que, quando sobe ao pedestal do seu amor, lhe eleva também aos olhos de Deus, tudo ao mesmo tempo.
» Desafio de hoje »
Separe uma área que cause divisão em seu casamento e olhe para ela hoje como uma oportunidade única de orar. Peça a Deus para revelar o que há no seu coração e que está ameaçando sua unidade com seu cônjuge. Ore para que Deus faça o mesmo com ele. E se for apropriado, discuta abertamente esse problema, buscando de Deus a unidade.
Deus abriu seus olhos para as coisas que podem estar criando um ponto de discórdia? Como você pretende reagir? O que você espera que Deus faça em seu cônjuge também?
Trechos do livro: O Desafio de Amar