domingo, 29 de novembro de 2009

Abraão: Nosso Pai da Fé 15



Ao pedir Abraão um sinal de como tomaria posse de Canaã, o Senhor respondeu: "Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho. Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves (...) e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços. Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra... (Gênesis 15.9-18).

Esta passagem mostra dois pontos de suma importância para a nossa fé hoje:
1) A forma tradicional de aliança daquela época: Naqueles tempos, o pacto entre duas pessoas era selado da seguinte maneira: sacrificava-se um determinado animal, sendo este dividido em duas partes. Colocava-se as partes uma defronte da outra, de forma a deixar um caminho para se passar. Cada banda do animal representava uma das partes na aliança. Em seguida, as duas pessoas passavam por entre as bandas do animal. Ao fazê-lo, cada uma afirmava, diante da outra, que se não cumprisse a sua palavra naquela aliança, a outra pessoa teria o direito de fazer com ela o mesmo feito ao animal. Abraão preparou o sacrifício para Deus passar. Poderia Deus fazer aliança com Abraão se este não preparasse o sacrifício? Não. Quem quiser entrar em aliança com Deus tem de satisfazer as Suas regras, isto é, fazer o seu sacrifício.
2) Deus passou sozinho por entre as partes do sacrifício: Aparentemente a aliança do Senhor com Abraão foi unilateral, pois o texto bíblico não fala da passagem de Abraão por entre as partes do animal. Realmente, a aliança realizada foi feita apenas por Deus com Abraão, e não entre Deus e Abraão. Mais tarde, de posse do seu tão desejado filho, foi a sua vez de "passar por entre o sacrifício" e cumprir o ritual da cerimônia de aliança com Deus, pois o que tinha Abraão a perder naquela altura, quando Deus passou sozinho entre as partes? Portanto, podemos dizer que a aliança entre Deus e Abraão se deu em duas etapas, a primeira quando o Senhor passou sozinho entre as partes dos animais sacrificados, e a segunda quando Abraão ofereceu Isaque no Monte Moriá.
"Naquele mesmo dia..." o Senhor fez aliança com Abraão, ou seja, naquele mesmo dia Ele confirmou Sua promessa no coração de Abraão. Naquele mesmo dia, portanto, Abraão tomou posse, no coração, daquela
terra. E como se pudéssemos dizer que ele ficou grávido" da promessa, não só da terra, mas também do filho almejado, pois quando o Senhor disse "À tua descendência dei esta terra... " (Gênesis 15.18), estava deixando claro que filhos seriam gerados de Abraão e iriam possuir aquela terra. A sua descendência partiu primeiramente de Isaque e Ismael; em seguida vieram outros filhos com o novo casamento (Gênesis 25.1), tendo em vista a morte de Sara. De Ismael e dos demais filhos, de outros casamentos, nasceu a nação árabe; de Isaque nasceu a nação de Israel. Ambos são os donos de todo o Oriente Médio, cumprindo-se assim a promessa de Deus a Abraão: "Porque toda essa terra que vês. eu ta darei, a ti, e à tua descendência, para sempre" (Gênesis 13.15).

Trechos do livro: A Fé de Abraão - Edir Macedo